Mulher escovando os dentes

5 coisas que você está errando nos cuidados com a saúde bucal

Você pode até achar que está fazendo tudo certo, mas muitas vezes alguns mitos ou mesmo a falta de informação podem atrapalhar na hora de cuidar da saúde bucal.

Erros como escolher escovas de dente inapropriadas, escovação incorreta, falta de uso ou mau uso do fio dental podem parecer mínimos, porém, o estrago no decorrer dos anos pode ser bastante grave.

Acompanhe o artigo para descobrir 5 erros que você está cometendo nos cuidados com a sua saúde bucal e que você – muito provavelmente – nem sabia.

 

1) Utilizar escova com cerdas duras

Utilizar escova de dente que possui cerdas duras é um erro muito comum e que pode causar problemas.

Se usadas por muito tempo, esse tipo de escova desgasta a superfície mais externa e dura do dente, chamada de esmalte. O resultado desse desgaste é a sensibilidade extrema.

Além disso, devido ao material duro, as cerdas também causam retração gengival, que é quando o tecido da gengiva recua deixando a raiz dentária exposta.

Para evitar esses problemas, dê preferência às escovas de dente com cerdas macias e ultramacias.

2) Colocar muito creme dental para escovar os dentes

Quem realmente faz o trabalho de limpar os dentes é a escova, não o creme dental. Por isso, preste atenção: não é necessário aplicar mais que uma bolinha.

Além disso, procure inserir a pasta de dente no meio das cerdas para que a deglutição demore para acontecer.

3) Escovar os dentes assim que acaba de comer

Se você é daqueles que escovam os dentes logo que acabam de comer, saiba que esse é um hábito errado e muito comum.

Na realidade, o certo é esperar no mínimo 30 minutos depois das refeições para realizar a higienização bucal. Esse é o tempo necessário para que a saliva neutralize o pH daquilo que você comeu e bebeu.

4) Escovar os dentes muito rápido

Com a correria do dia a dia, é normal que façamos a escovação de maneira rápida. Porém, isso não é nem de longe o ideal.

Para ser feita de maneira efetiva, a escovação deve ser de dois minutos. Escovar por menos tempo pode deixar rastros de comida, tártaro e manchas nos dentes. A pressa é inimiga da perfeição!

5) Colocar muita força na escovação

Para algumas pessoas, escovar forte é sinônimo de limpar melhor. Esse pensamento está completamente errado!

Além de não limpar mais, escovar os dentes com muita força pode causar vários danos à saúde da sua boca, como retração severa da gengiva, sensibilidade, corrosão e ferimentos.

Como já citamos, para uma escovação perfeita é preciso utilizar uma escova com cerdas ultramacias, pouca pasta de dente e realizar a higienização por dois minutos. Seguindo esses passos simples a sua boca já estará limpa e saudável!

 

Agora que você sabe onde pode estar errando ao higienizar sua boca, é só prestar atenção! E ah, é sempre importante visitar regularmente o dentista, no mínimo duas vezes ao ano, para saber mais a fundo como anda a sua saúde bucal.

Acesse nosso blog para mais dicas e informações. E se você quer saber mais sobre nossos serviços é só entrar em contato conosco! Nós estamos localizados em Campinas!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×