coronavírus

Saiba como cuidar da saúde bucal em meio ao coronavírus

Com o isolamento social para combater a pandemia do coronavírus, nossos hábitos de higiene devem ser redobrados. Neste contexto, não podemos deixar de lado os cuidados com a saúde bucal, já que a saliva é uma das principais formas de disseminar o vírus.

A boa notícia é que você pode evitar o contágio tomando alguns cuidados básicos de higiene bucal no seu dia a dia. Neste post, listamos essas ações para você e também te contamos como proceder caso precise ir ao consultório de um dentista, confira!

Cuidados com a higiene bucal em meio ao coronavírus

Como já explicamos no início deste post, a rotina de higiene bucal tem papel fundamental para evitar a disseminação e o contágio pelo coronavírus, além de refletir na saúde geral do seu corpo. 

Pensando nos cuidados com a saúde bucal, vale a pena reforçar a importância da higienização que todo mundo já conhece: escove os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, use escovas de cerdas macias e não esqueça do fio dental. Além destes hábitos, existem cuidados específicos para o momento, confira:

1. Não compartilhe objetos de uso pessoal

Objetos de uso pessoal como toalhas, escovas de dente e sabonete devem ser individuais: cada um tem o seu, assim evitamos o contágio. Evite compartilhar talheres, copos e pratos também.

2. Lave as mãos antes de começar a higienização bucal

Você já deve estar cansado de ouvir que lavar as mãos é a melhor forma de combater o vírus, certo? Mas nunca é demais reforçar e precisamos esclarecer que o processo deve ser realizado antes de começar a higienização bucal também. 

3. Evite colocar as mãos na boca

Esse é um dos caminhos mais fáceis para levar o vírus até o seu organismo. Nossas mãos estão em contato frequente com vários objetos que podem estar contaminados, por isso se tocamos uma superfície contaminada e levamos a mão até a boca, as chances de pegar o vírus aumentam.

Neste contexto, vale ressaltar também a importância de manter superfícies,  itens da casa e objetos de uso pessoal sempre higienizados – isso inclui seu celular, viu? 

E se eu precisar ir ao dentista? 

Tudo bem, entendi que devo evitar sair de casa, mas e se eu tiver uma emergência e precisar ir até o consultório odontológico? Calma: tomando os cuidados necessários, tudo dá certo!

Em algumas situações, como quem usa aparelho ortodôntico e precisa fazer manutenção, casos emergenciais ou urgentes como dores de dente aguda, a ida é inevitável. Se este é o seu caso, saiba que os consultórios estão seguindo todos os cuidados de proteção e os procedimentos de higienização são rigorosos. 

Você também pode – e deve – ajudar com algumas atitudes, veja: 

  • Não saia sem máscara
  • Leve um álcool em gel na bolsa 
  • Ao chegar em casa, deixe os sapatos do lado de fora e higienize-os depois
  • Troque as roupas que usou para sair, lave as mãos e tome um banho
  • Higienize seu celular com álcool gel ao chegar em casa

Aplique todas essas orientações de saúde bucal na sua rotina e evite sair de casa o máximo possível. Lembre-se: juntos somos mais fortes para combater esse vírus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×