cuidados com o implante dentário

Como cuidar do implante dentário: 5 dicas valiosas!

As próteses ajudam a restabelecer o sorriso e evitam problemas dentários, mas podem sofrer danos quando não recebem os cuidados adequados, por isso é importante saber como cuidar do implante dentário.

Pensando nisso, listamos 5 dicas indispensáveis de cuidados com o implante dentário especialmente para você. Continue a  leitura deste post para conferir!

5 cuidados com o implante dentário

Perder os dentes é algo que ninguém deseja, mas é mais comum do que se imagina. Sejam por problemas genéticos ou por acidentes, os implantes dentários solucionam facilmente a perda e devolvem o sorriso saudável aos pacientes. 

O tratamento envolve uma pequena cirurgia para colocação dos implantes, que servirão de apoio para a prótese dentária. É importante respeitar o processo de cicatrização e integração do organismo para garantir a fixação do implante. 

Antes, durante e depois do tratamento, os cuidados com a saúde bucal são indispensáveis. Confira 5 dicas para manter os implantes dentários bem cuidados e um sorriso saudável:

1. Faça uma boa higiene bucal

A formação de placa bacteriana funciona da mesma forma em implantes e dentes naturais, por isso uma boa higienização deve fazer parte dos seus hábitos diários. 

Os cuidados durante o período pós operatório demandam uma atenção especial, pois a região do implante fica mais sensível. A dica é escolher uma escova bem macia e fazer a higienização suavemente. 

2. Evite o cigarro

O cigarro é um grande vilão da saúde bucal e pode danificar o implante, prejudicando a durabilidade do material. Durante o pós operatório, fumar pode afetar o processo de cicatrização e o tabaco pode danificar as funções das células, além de aumentar o acúmulo de placa bacteriana.

3. Siga as orientações do dentista

Ao finalizar o tratamento de implante dentário, seu dentista passará todas as instruções para cuidar da sua saúde bucal e da prótese de forma adequada. Principalmente durante a recuperação, seguir essas orientações é muito importante.

4. Cuide da alimentação

A alimentação também tem impacto direto sobre a sua saúde bucal, por isso procure manter os hábitos saudáveis. Nas primeiras 48 horas após o procedimento para colocação do implante, o ideal é consumir alimentos frios com textura líquida ou pastosa. 

5. Não deixe de ir ao dentista

O acompanhamento odontológico é essencial para verificar a cicatrização do implante, mas a rotina deve se manter mesmo após o fim do tratamento. A indicação é fazer uma visita ao dentista a cada 6 meses para fazer uma avaliação geral. 

Agora que você conferiu dicas incríveis, é só incluir estes hábitos de cuidados com o implante dentário na sua rotina para ter um sorriso lindo e saudável!

1 comentário em “Como cuidar do implante dentário: 5 dicas valiosas!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×