implante dentário

Entenda como são feitos os implantes dentários

A perda dentária pode ser causada por uma série de fatores – como as doenças periodontais, cáries, extrações ou traumas – mas a boa notícia é que você pode restabelecer o seu sorriso de maneira rápida, segura e natural com os implantes dentários! 

Se você quer entender como o procedimento é realizado e descobrir como os implantes dentários são feitos, então acompanhe este post com a gente!

O que são os implantes dentários?

Antes de te contarmos como funciona o processo de colocação dos implantes dentários, vamos explicar o que são essas pecinhas e qual a função delas. Bom, os implantes são pequenos pinos de titânio colocados no osso da mandíbula ou do maxilar e funcionam como base para a aplicação de uma prótese dentária.

Ou seja, caso você sofra um trauma que resulte na perda de um ou mais dentes, os implantes são necessários para que você possa substituir o dente perdido e recuperar o seu sorriso de maneira muito mais natural. 

Esse tratamento é indispensável para que você possa restaurar o seu sorriso e restabelecer a sua saúde bucal. Com o implante será possível voltar a fazer todas as atividades desenvolvidas anteriormente, com uma melhor qualidade de vida, confira as vantagens do procedimento:

  • Restabelecimento da mastigação
  • Melhoria na digestão
  • Facilidade na higiene bucal
  • Autoestima renovada
  • Sem rejeição: o titânio é o único metal biocompatível com a estrutura óssea, por isso a aceitação do implante pelo organismo é um processo tranquilo e seguro.

Como funciona o procedimento?

Já entendemos o que é o implante dentário e a importância dele no processo de restauração do seu sorriso, certo? Agora vamos explicar cada etapa do tratamento a você, assim aproveitamos para desmistificar alguns medos. 

Vamos começar? Entenda como funciona a colocação dos implantes dentários:

1. Diagnóstico

Assim como em qualquer outro procedimento odontológico, a consulta com um profissional para avaliar o seu problema é o primeiro passo. Neste momento, o dentista vai certificar-se de que a sua saúde bucal está em dia e que a sua estrutura óssea pode receber os implantes tranquilamente.

Para isso, podem ser necessários alguns exames para uma análise mais profunda do problema. Assim o profissional consegue traçar o melhor tratamento para você.

2. Colocação do implante dentário

O próximo passo é colocar o implante dentário. Essa etapa é feita por meio de um procedimento cirúrgico, mas não se assuste: é tudo bem rapidinho e o procedimento é tranquilo. O implante terá o papel de raíz no seu dente, por isso essa pequena cirurgia é necessária para abrir espaço em sua estrutura óssea.

Para fazer a colocação, o dentista faz uma pequena incisão na gengiva e então insere o pino de titânio, depois a área é coberta com uma tampa de proteção e alguns pontinhos são feitos: tudo isso é feito sob anestesia para o seu total conforto, ok? O processo costuma durar em torno de 30 a 40 minutos.

3. Colocação da prótese dentária

Assim que o pino estiver integrado à sua estrutura óssea, é hora de partir para a próxima etapa e finalmente colocar a prótese dentária que vai substituir o dente perdido. O dentista envia um molde para que a confecção seja feita de maneira totalmente personalizada. 

Vale destacar que a prótese é produzida em cerâmica, material altamente resistente e durável, e leva em consideração a coloração de seus dentes para garantir um resultado muito mais natural. Assim você restabelece o seu sorriso e ninguém vai conseguir identificar qual dente é, na verdade, uma prótese artificial. 

4. Pós-operatório

Como os procedimentos cirúrgicos são necessários para a colocação dos implantes dentários e das próteses, será preciso tomar alguns cuidados no período pós-operatório para garantir a total recuperação do organismo e uma boa cicatrização. Neste contexto, é essencial seguir as orientações do seu dentista.

Apesar de demandar uma atenção especial, os cuidados pós-operatórios costumam ser bem simples e você pode retomar suas atividades rotineiras bem rapidinho. Confira algumas orientações gerais para este período:

  • O dentista pode receitar algum analgésico para as dores nos primeiros dias
  • Repouso é essencial no primeiro dia ou no período estabelecido pelo dentista
  • Nos primeiros dias, pode ser recomendado o consumo de alimentos mais líquidos ou de fácil mastigação
  • Bolsas de gelo podem ajudar a reduzir possíveis inchaços na região
  • Uma boa higienização da região é indispensável, mas deve ser feita com cuidado: utilize uma escova dental de cerdas bem macias e não force a área na qual o implante foi realizado

Vale lembrar que você deve continuar os cuidados com o implante dentário após esse período, ok? Higienização diária e visitas regulares ao dentista são indispensáveis.

Esclarecendo algumas dúvidas comuns

1. Existe alguma contraindicação para os implantes dentários?

Normalmente, qualquer pessoa com boa saúde bucal pode realizar a colocação de implantes e próteses dentárias. Apesar disso, vale destacar a importância de consultar um profissional.

No caso de algumas pessoas com diabetes grave, hipertensão ou algum problema bucal que possa levar à perda do implante o procedimento pode não ser indicado. 

2. O que é implante dentário de carga imediata?

O implante de carga imediata é aquele que pode receber a prótese logo após o procedimento cirúrgico realizado para sua colocação na estrutura óssea do paciente. Assim tudo é feito de uma só vez, de maneira muito mais prática e rápida. 

Nos casos dos implantes tradicionais, é preciso esperar um período para fixação do pino ao organismo. Este tempo pode variar de um paciente para outro, assim como as indicações do melhor tipo de implante, por isso a consulta com um profissional é de extrema importância.

3. Vou sentir dor durante o procedimento?

Como já explicamos neste post, o procedimento de colocação do implante e da prótese é feito sob anestesia, portanto você não vai sentir nenhuma dor. Após a cirurgia é normal sentir algumas dores, por isso o dentista pode receitar remédios adequados para tratar o desconforto. 

Viu só como o procedimento não é nenhum bicho de sete cabeças? Se ainda estiver com alguma dúvida sobre o assunto é só entrar em contato com a equipe da SNG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×