cuidados com a saúde bucal

7 dicas valiosas para melhorar a sua saúde bucal

Cuidar da sua saúde bucal é imprescindível e vai muito além de escovar os dentes após as refeições. Para manter um sorriso sempre bonito e saudável você precisa manter uma rotina de cuidados básica.

Para te ajudar a melhorar os seus hábitos e cuidar ainda mais do seu sorriso, separamos 7 dicas de cuidados com a saúde bucal. Continue a leitura para conferir! 

Como cuidar da saúde bucal?

Afinal, como cuidar da saúde bucal e manter um sorriso sempre bonito e os dentes saudáveis? Calma: a rotina de cuidados é mais simples do que parece e não vai tomar muito o seu tempo. 

Anota aí essas 7 dicas de cuidados com a saúde bucal:

1. Escove bem os dentes antes de dormir

A produção de saliva diminui enquanto dormimos, o que aumenta a proliferação de bactérias na boca. Por isso, fazer uma escovação caprichada antes de dormir é essencial, principalmente se você usa aparelho ortodôntico

2. Faça um bochecho antes da escovação

Fazer um bochecho antes de cada escovação ajuda a eliminar resíduos de alimentos, com isso você evita que eles sejam transferidos para a escova. Além disso, você garante uma limpeza mais eficaz dos dentes. 

3. Não esqueça de escovar a língua!

A língua também faz parte da boca e não deve ser esquecida na hora da escovação! Para evitar o acúmulo de sujeiras e resíduos, além da proliferação de bactérias, utilize um limpador de língua (algumas escovas já vem com ele). 

4. Tenha uma alimentação saudável

A alimentação interfere diretamente na sua saúde bucal, por isso é importante manter uma rotina mais saudável. Tente evitar o excesso de doces e acrescente na rotina mais frutas, legumes e verduras. 

5. Nada de deixar o fio dental de lado

O fio dental é um produto importante nos cuidados com a saúde bucal. Ele deve ser usado diariamente e vai ajudar a limpar os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e podem causar mau hálito. 

6. Cuide da gengiva

Muita gente já segue os passos acima, mas poucas lembram de cuidar da gengiva. A falta de cuidados aqui pode levar a doenças como a gengivite, por exemplo, por isso lembre-se de fazer uma limpeza no dentista com frequência e ficar atento a sinais como sangramento durante a escovação.

7. Visite o dentista periodicamente

Não adianta fugir: a ida ao dentista é indispensável para a sua saúde bucal. Seja para um simples check-up, uma limpeza ou cuidados mais específicos, como tratamento de canal, a indicação é visitar o consultório a cada 6 meses. 

Bem mais fácil do que parece, não é mesmo? Agora que você já aprendeu como cuidar da saúde bucal é só colocar as nossas dicas em prática! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×