mau hálito

Dê adeus ao mau hálito com essas dicas incríveis!

O mau hálito é um inimigo muito temido e também muito mais comum do que podemos imaginar, mas a boa notícia é que você pode se livrar dele com alguns hábitos bem simples. 

Neste post vamos compartilhar com você  5 dicas valiosas para acabar com o mau hálito de uma vez por todas. Vem conferir com a gente!

O que pode causar o mau hálito?

Se você também sofre com este problema, saiba que ele pode ser mais comum do que você imagina: segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 40% da população mundial sofre com o mau hálito, também conhecido como halitose. 

As causas são diversas e podem ser consequência de um conjunto de fatores, mas a maioria se origina na cavidade bucal. Neste contexto, os cuidados com a saúde bucal são seus melhores aliados contra o mau hálito.

Outro ponto importante para se livrar do problema de uma vez por todas é descobrir a causa. Confira o que pode causar halitose:

  • Má higiene bucal 
  • Placas bacterianas, baixa produção de saliva, amídalas, doenças na gengiva ou no trato respiratório
  • Estresse
  • Consumo excessivo de álcool, drogas ou cigarro 
  • Má alimentação
  • Razões sistêmicas como problemas renais, hepáticos, diabetes ou outras doenças

5 passos para se livrar do mau hálito

Além dos fatores que nós listamos aqui para você, o mau hálito pode ser causado por origens fisiológicas, mas para combatê-lo as dicas são as mesmas:  

1. Beba bastante água

Quando falamos sobre os fatores causadores da halitose, citamos a baixa produção de saliva, lembra? Se não ingerimos água, as glândulas salivares não produzem a quantidade necessária de saliva, por isso é importante hidratar-se durante o dia.

2. Evite ficar muito tempo em jejum

Quando passamos muito tempo sem ingerir alimentos, nosso corpo passa a liberar ácidos graxos e essas substâncias geram o mau hálito. Por isso é muito comum ter um hálito mais forte pela manhã. 

Para evitar isso é só não ficar muito tempo em jejum: a indicação é comer a cada três horas.

3. Mantenha uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é muito importante não apenas para a sua saúde bucal, mas também para o seu corpo em geral. Procure acrescentar legumes, verduras e frutas nas refeições, além de diminuir o consumo de refrigerantes e produtos industrializados.

4. Cuide da higiene bucal

Os cuidados diários com a sua higiene bucal devem incluir uma boa escovação ao acordar, após as refeições e antes de dormir: use uma escova de cerdas macias, passe o fio dental e não se esqueça de escovar a língua.

Se você usa aparelho ortodôntico, utilize uma escova interdental para te ajudar na higienização. 

5. Faça visitas regulares ao dentista

As idas ao dentista devem ser frequentes, pois a escovação não é capaz de retirar toda a placa bacteriana que se acumula normalmente nos dentes. A indicação é fazer uma limpeza no consultório a cada 6 meses. 

Com essas dicas você não vai mais sofrer com o mau hálito! Aproveite para conferir outros cuidados importantes para manter uma boca saudável e um sorriso incrível aqui no blog da SNG Odontologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×