aparelho autoligado

Descubra as diferenças entre o aparelho autoligado e o aparelho convencional

Se você deseja conquistar o sorriso dos sonhos, mas quer fugir do famoso aparelho metálico, chegou ao post certo! Hoje vamos te contar um pouco mais sobre outra opção de tratamento ortodôntico: o aparelho autoligado. 

Apesar de ser muito parecido com o aparelho convencional em alguns aspectos e ter a mesma função, este modelo apresenta diferenças importantes para quem busca conforto, discrição e agilidade. 

Quer descobrir como funciona o tratamento e conferir as diferenças entre o aparelho autoligado e o convencional? Então continue a leitura com a gente! 

Como funciona o aparelho autoligado?

O conceito utilizado no aparelho autoligado para correção da posição dos dentes é basicamente o mesmo dos modelos convencionais: aplica-se uma leve pressão nos dentes por meio do sistema composto pelo fio ortodôntico e pelos braquetes, assim acontece a movimentação da arcada dentária e a correção do seu sorriso.

A grande diferença está nas ligaduras, mais conhecidas como borrachinhas: o modelo autoligado não tem esses acessórios. Essa pode parecer uma pequena mudança, mas na verdade garante benefícios únicos ao aparelho autoligável. 

Sem as borrachinhas, os braquetes são os responsáveis por exercer aquela pressão nos dentes. Eles se conectam diretamente ao fio ortodôntico por meio de um dispositivo de fixação localizado em sua parte, o que torna o uso de ligaduras dispensável. 

Aparelho convencional x autoligado

Bom, já descobrimos a principal diferença entre o aparelho autoligado e o aparelho convencional, mas ainda não conhecemos todos os benefícios do modelo sem borrachinhas. 

O aparelho convencional com fio metálico, braquetes e borrachinhas coloridas sempre foi o mais utilizado na ortodontia em adultos e adolescentes, mas sempre gerou muito incômodo pela aparência e o desconforto causado durante o tratamento. As borrachinhas aplicam uma força mais intensa nos dentes e apresentam mais atrito com o fio, por isso é comum sentir mais dores.

Além disso, os formatos dos braquetes utilizados no aparelho convencional gera maior desconforto e podem machucar a parte interna da boca. Isso não acontece no modelo autoligável, que conta com braquetes em formato diferenciado. 

Ah, vale lembrar também que os modelos autoligáveis não utilizam bandas e permite uma expansão maior da arcada dentária sem a necessidade de expansores ou extração de dentes. 

Vamos entender melhor essas e outras vantagens do aparelho autoligado a seguir, portanto não deixe de acompanhar este conteúdo até o final. 

Vantagens do aparelho autoligado

Para que você possa entender melhor o funcionamento do aparelho autoligável, decidimos compartilhar alguns dos principais benefícios oferecidos pelo tratamento feito com este aparelho odontológico

Pronto para conferir? Então vamos lá:

1. Muito mais discreto

Só pelo fato de não utilizar as ligaduras, o aparelho autoligado já se torna bem mais discreto do que os modelos tradicionais, mas existem outras características que contribuem para um tratamento muito mais estético. Como já falamos antes, os braquetes têm formato diferente neste modelo: eles são menores e por isso bem menos perceptíveis na boca.

Outro ponto muito positivo é que o método oferece a opção de braquetes e fios ortodônticos estéticos, produzidos em material transparente. Com isso você pode conquistar o sorriso dos seus sonhos sem que ninguém perceba que você está usando aparelho!

2. Conforto durante todo o tratamento

Sem as borrachinhas e sem o atrito causado por elas, você consegue fazer o seu tratamento ortodôntico sem aquele desconforto comum dos aparelhos convencionais. O aparelho autoligado é capaz de entregar resultados ainda mais eficientes mesmo aplicando uma força mais leve.

Sendo um modelo muito mais moderno, o aparelho autoligável traz tecnologias pensadas exatamente para diminuir esses incômodos e tornar o tratamento ortodôntico mais prático. A estética também é um complemento no item conforto, já que você pode corrigir a posição dos seus dentes e continuar a sua rotina sem interferência na autoestima: chega daquela vergonha de sorrir causada pelos fios metálicos!

3. Resultados mais rápidos

É isso mesmo que você leu: mesmo com um tratamento mais confortável e discreto, o aparelho autoligado consegue entregar resultados muito mais rápidos do que os modelos de aparelho dentário convencionais. O sistema utilizado neste método é mais moderno e consegue movimentar os dentes de forma mais precisa.

Vale ressaltar que o tempo de tratamento varia muito de uma pessoa para outra de acordo com a complexidade de cada caso, mas ainda podemos afirmar que o método autoligável é muito mais eficiente. Para se ter uma ideia, a duração costuma variar de um a dois anos: lembre-se de conversar com seu ortodontista para ter uma previsão sobre o seu tratamento.  

4. Visitas ao dentista reduzidas

As idas ao dentista para manutenção também são reduzidas em até 40% quando você utiliza o aparelho autoligável no tratamento ortodôntico. Isso acontece porque o fio aplica força de forma constante nos dentes por mais tempo e por isso a necessidade de manutenção se torna menor.

Além de consultas mais espaçadas, você ainda tem a vantagem de passar menos tempo dentro do consultório. Sem borrachinhas para trocar e sem bandas para apertar, o tempo de manutenção diminui consideravelmente. 

5. Peças muito mais resistentes

Outro ponto que contribui para as idas reduzidas ao consultório odontológico é a resistência das peças utilizadas no aparelho autoligado. Essa característica previne o descolamento de braquetes ou a quebra de algum item, evitando assim a necessidade de consultar o dentista para reparar os danos e seguir com o tratamento.

Isso também te dá mais liberdade no dia a dia, permitindo o consumo de alimentos normalmente evitados nos modelos tradicionais, por exemplo. Mas atenção: isso não significa que você não deve cuidar do seu aparelho autoligado, ok? Siga as orientações do seu dentista e mantenha uma boa rotina de cuidados com a higiene bucal.

6. Mais praticidade na higienização

Falando em higiene bucal, não poderíamos deixar de destacar a praticidade garantida pelo aparelho autoligável na rotina de higienização. Manter a saúde bucal em dia é essencial para assegurar o sucesso do seu tratamento, por isso contar com um sistema livre de borrachinhas facilita muito nos cuidados diários.

As ligaduras acumulam mais sujeira nos dentes, por isso tornam a escovação mais difícil. Sem esse empecilho e com braquetes menores, a limpeza dos dentes se tornou muito mais simples com o aparelho autoligado.

São muitas vantagens, não é mesmo? Agora que você já entendeu as diferenças entre o aparelho autoligado e o aparelho convencional, decidir o melhor tratamento ortodôntico para você ficou bem mais simples! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×