aparelho Invisalign

10 dúvidas sobre Invisalign respondidas aqui!

O aparelho Invisalign ganha cada vez mais destaque no universo ortodôntico, mas o tratamento ainda gera algumas dúvidas nos pacientes. Pensando nisso, decidimos resolver os principais questionamentos sobre o assunto em um post especial.

Você também está em busca de respostas? Então vem com a gente conhecer melhor o Invisalign e descobrir os benefícios do tratamento com este aparelho invisível!

O que é o Invisalign?

Conhecido como aparelho invisível, o Invisalign é um modelo de alinhador ortodôntico utilizado para corrigir a posição dos dentes e conquistar um sorriso mais alinhado e saudável. A tecnologia de ponta aplicada na produção deste aparelho confere benefícios únicos ao tratamento, garantindo resultados muito mais eficientes quando comparados aos modelos tradicionais.

Não é à toa que o Invisalign vem conquistando cada vez mais o coração dos ortodontistas e dos pacientes. Os resultados rápidos, o conforto e a alta qualidade dos alinhadores são destaques durante o tratamento, mas não para por aí: o aparelho Invisalign reúne características que fazem toda a diferença na hora de conquistar o sorriso dos sonhos e você vai conhecer algumas delas ao longo deste conteúdo. 

Perguntas frequentes sobre o aparelho Invisalign

Apesar de não se tratar de um tratamento novo, o sistema de alinhadores da Invisalign tem conquistado mais espaço no mercado agora e por isso as dúvidas sobre o procedimento ainda são muito comuns.

Pensando nisso, decidimos listar as 10 perguntas mais frequentes sobre o assunto e trazer aqui neste post as respostas para você. Assim você pode conhecer melhor o tratamento e entender todas as vantagens proporcionadas pelo uso do Invisalign.

Está pronto para esclarecer suas dúvidas? Então fique atento às respostas a seguir:

1. Quem pode usar Invisalign?

Em um primeiro momento, qualquer pessoa pode utilizar o Invisalign. A taxa de adesão é ampla e os alinhadores são capazes de tratar os mais diversos problemas dentários, mas vale ressaltar a importância de uma avaliação profissional para entender o seu caso e encontrar o melhor meio para tratá-lo, assim como em qualquer outro modelo de aparelho.

Confira alguns casos que podem ser tratados com os alinhadores da Invisalign:

  • Mordida cruzada
  • Sobremordida
  • Prognatismo
  • Mordida aberta
  • Diastema
  • Dentes apinhados
  • Alinhamento dos dentes

2. Como funciona o tratamento?

Podemos dividir o tratamento em três etapas principais, vamos entendê-las:

  • Avaliação: o primeiro passo é fazer uma avaliação com um ortodontista para entender o seu caso e traçar o melhor tratamento para você. Para isso, o profissional fará um escaneamento do seu sorriso utilizando o scanner iTero, capaz de registar 6 mil fotos por segundo para obter uma imagem 3D de toda a sua arcada dentária. Tudo feito de maneira digital, sem a necessidade dos moldes de massa desconfortáveis.
    No caso do Invisalign, essa primeira consulta já permite ter uma visão de todo o processo e até mesmo simular o resultado final – vamos explicar tudo isso de maneira mais aprofundada no próximo item. 
  • Planejamento virtual: a demonstração das etapas e do resultado final é possível graças ao planejamento virtual feito no tratamento com Invisalign. A partir do molde 3D da sua arcada dentária gerado pelo scanner iTero, o ortodontista utiliza um software exclusivo para planejar o seu tratamento: o ClinCheck!

O software conta com um algoritmo capaz de calcular a necessidade de força para movimentação dos dentes de maneira mais precisa, proporcionando mais previsibilidade ao tratamento e garantindo maior eficiência no processo. Como consequência, você conquista o sorriso dos sonhos com muito mais agilidade.

  • Tratamento: com o molde 3D e planejamento virtual em mãos, o ortodontista envia todos os dados para a produção dos seus alinhadores. Você recebe uma série de alinhadores, totalmente personalizados de acordo com o seu sorriso e com o planejamento feito pelo ortodontista.

Cada alinhador vai acompanhar uma fase do seu tratamento e você mesmo realiza a troca, que pode ser feita semanalmente ou a cada duas semanas, seguindo a orientação do seu ortodontista.

3. O tratamento com Invisalign causa dores?

Esse é um medo muito comum, já que os aparelhos convencionais metálicos costumam causar desconfortos durante o tratamento, mas com o Invisalign você pode ficar tranquilo: nada de desconforto por aqui! O material dos alinhadores, produzido com tecnologia SmartTrack, garante total conforto para você com um encaixe exclusivamente projetado para o seu sorriso.

Além disso, a aplicação de força para movimentação dos dentes e correção do posicionamento é feita de maneira constante, mas com muito mais suavidade. Ou seja: você conta com resultados muito mais eficientes e um tratamento muito menos doloroso!

A tecnologia SmartTrack ainda permite um controle maior na movimentação dos dentes, proporcionando uma previsibilidade até 75% maior do que nos tratamentos com modelos convencionais de aparelhos ortodônticos. 

4. Existe restrição alimentar?

Não! O aparelho Invisalign é totalmente removível e por isso você não precisa se preocupar com o desconforto no momento das refeições ou restringir a sua alimentação por conta do tratamento ortodôntico. 

Ao contrário do que acontece com os aparelhos fixos, aqui basta retirar o seu alinhador, guardá-lo no estojo, comer e depois colocá-lo novamente: muito prático, não é mesmo?

5. Quanto tempo dura o tratamento?

Já falamos aqui que o tratamento é mais rápido, mas você deve estar se perguntando quanto tempo ele dura, certo? Essa dúvida é muito comum e nós achamos que a resposta vai te deixar muito feliz: alguns casos podem ser corrigidos em apenas 6 meses!

É claro que o tempo de tratamento varia muito de um caso para outro, mas o processo de correção com Invisalign dura, em média, de 12 a 18 meses e você já pode ver os resultados em apenas algumas semanas. 

6. Crianças podem usar Invisalign?

Sim! O Invisalign não é apenas utilizado por adultos, mas também pelos pequenos, que inclusive contam com um modelo exclusivo de alinhadores: o Invisalign First. Desenvolvido para crianças em fase de dentição mista (com dentes de leite e permanente), esse modelo de alinhador permite corrigir problemas dentários e garantir o crescimento saudável da arcada dentária. 

A indicação de uso é para crianças entre 6 e 10 anos, que podem corrigir problemas dentários como diastema, arcos dentais estreitos e apinhamento, por exemplo. Como os aparelhos são totalmente removíveis e muito mais confortáveis, não interferem em nada na rotina dos pequenos.

7. Quanto custa o Invisalign?

Essa é uma pergunta muito comum, mas o preço do Invisalign é muito relativo pois depende de diversos fatores para ser definido. A complexidade do seu caso afeta diretamente no valor do produto, assim como a escolha do profissional (os ortodontistas podem praticar preços diferentes de acordo com a maneira de atuação).

Em média, o Invisalign pode apresentar um valor mais elevado quando comparado aos tratamentos convencionais, mas quando colocamos na balança o tempo de tratamento e todas as vantagens dos alinhadores invisíveis, o custo-benefício sai na frente de todos os modelos de tratamento ortodôntico.

Além de todo o conforto e segurança, o Invisalign proporciona um tratamento mais rápido e menos idas ao dentista, o que pode acabar gerando mais economia para você. Se colocarmos na ponta do lápis, os valores podem até se equiparar. 

8. Quanto tempo preciso usar o aparelho por dia?

Mais uma vez, as recomendações podem variar de um paciente para outro, mas a média de uso diária recomendada para os alinhadores é de 20 a 22 horas. O ideal é utilizá-lo o tempo todo, retirando apenas para as refeições e higiene bucal, garantindo assim a agilidade do processo.

Isso não significa que você não pode tirá-lo em ocasiões especiais, ok? Se quiser ir a uma festa ou uma a uma reunião sem ele, tudo bem, só não vale perder a disciplina, afinal o sucesso do seu tratamento depende disso: se você não utilizar o Invisalign durante o período indicado pelo ortodontista pode acabar atrasando todo o processo de correção dentária. 

9. Como cuidar do Invisalign?

Os cuidados com os seus alinhadores são essenciais para assegurar o sucesso do tratamento e também a sua saúde bucal. Como o aparelho é removível, a higienização fica muito mais simples: basta escová-los com a sua escova de dentes mesmo e pasta, enxaguando sempre em água morna (nunca quente, pois pode deformar seu alinhador, ok?

Escovar os dentes antes de colocar o alinhador após uma refeição também é importante, assim você evita que possíveis resíduos de alimento acabem passando dos dentes para o seu aparelho. Ah, outro cuidado é no momento de guardar o seu Invisalign: você pode retirar sempre que precisar, mas lembre-se de guardá-lo no estojo para não acabar perdendo. 

10. Quais são os diferenciais do alinhador Invisalign?

Além de tudo o que já falamos aqui, vale a pena ressaltar os principais diferenciais do Invisalign para você antes de finalizarmos este conteúdo. Olha só:

  • Tratamento até 2x mais rápido
  • Alinhadores removíveis produzidos em material transparente para não afetar o seu visual: você transforma seu sorriso sem ninguém perceber!
  • Muito mais conforto com alinhadores personalizados e produzidos com a tecnologia SmartTrack, que permite o ajuste perfeito aos dentes e a linha da gengiva. 
  • Planejamento totalmente virtual, capaz de garantir maior previsibilidade no tratamento e disponibilizar o resultado final já na primeira consulta
  • Versatilidade: o tratamento é indicado para corrigir os mais diversos problemas e pode ser utilizado tanto na ortodontia em adultos quanto em crianças. 

Agora você já conhece bem o aparelho Invisalign e suas vantagens, não é mesmo? Se ficou com alguma dúvida, não se preocupe: é só entrar em contato com a equipe SNG que os profissionais esclarecem tudo para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×