cuidados com a gengiva

Saúde bucal: 8 cuidados indispensáveis com a gengiva

Muita gente esquece disso, mas os cuidados com a gengiva são essenciais para manter uma boca saudável. A falta da higienização ou a limpeza incorreta dos dentes pode ter consequências graves para a sua gengiva.

A boa notícia é que evitar as doenças na gengiva é bem mais fácil do que parece. Basta ter hábitos corretos de cuidados com a saúde bucal para manter a gengiva sempre saudável e dentes mais bonitos.

Quer saber quais são esses cuidados? A gente conta tudo para você ao longo deste post, continue a leitura para conferir!

A importância de cuidar da sua saúde bucal

Os cuidados com a saúde bucal são essenciais para evitar problemas mais graves como as cáries, o mau hálito, o tártaro e até mesmo a perda dos dentes. Muita gente acha que escovar os dentes basta para manter uma boca saudável, mas os cuidados vão muito além

A escovação não é o suficiente para fazer a limpeza de todos os cantinhos da boca e pode deixar vários resíduos de alimentos e bactérias para trás. Por isso, nós vamos te contar o que mais você deve incluir na rotina para evitar problemas com a sua gengiva e com os dentes.  

O que acontece quando você não cuida da sua gengiva

Quando você deixa de cuidar da sua saúde bucal, a sua gengiva pode ser muito prejudicada. A falta de higienização correta pode causar as doenças periodontais, que consistem na inflamação da gengiva. 

Confira as principais doenças periodontais causadas pela falta de cuidados com a gengiva:

  • Gengivite: essa é a fase inicial da doença periodontal e pode ser identificada por alguns sinais como o sangramento, o inchaço ou a vermelhidão da gengiva. 
  • Periodontite: a periodontite é a evolução da gengivite. Quando a gengivite não é tratada, as consequências podem ser mais graves, fragilizando todo o tecido e comprometendo a saúde bucal, podendo até chegar a perda de dentes em casos mais avançados.

Além dessas duas doenças, a falta de higienização pode gerar  acúmulo de placa bacteriana nos dentes, causador do tártaro. O tártaro pode causar mau hálito e prejudicar a sua saúde bucal: para removê-lo é preciso ir até um consultório odontológico, pois ele só pode ser retirado por uma limpeza profissional. 

8 cuidados com a gengiva que devem fazer parte da sua rotina

cuidados com a gengiva

1. Fio dental é indispensável!

O fio dental é essencial para que a sua higienização bucal seja completa. Existem alguns pontos da boca que a escova não consegue alcançar, por isso a limpeza apenas com ela não é suficiente.

Com o uso do fio dental – que deve ser diário – é possível remover resíduos de alimento que ficam presos entre os dentes e assim evitar o acúmulo de placa bacteriana, que pode gerar o tártaro (e esse só pode ser removido no consultório odontológico). 

2. Escovação regular e correta

A escovação também faz parte do seu processo de higienização diária e você já sabe que ela é muito importante para a sua saúde bucal, certo? Para conseguir manter os seus dentes realmente saudáveis é preciso escová-los do jeito certo.

O ideal é utilizar uma escova de cerdas macias e não aplicar muita força ao escovar os dentes, pois isso pode machucar a sua gengiva. Além disso é essencial manter uma frequência dessa limpeza: escove os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir. 

3. Atenção ao uso de enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais podem complementar a sua limpeza bucal, mas é importante lembrar que ele não substitui nenhuma das etapas anteriores e é preciso usá-los com orientação do seu dentista. 

Quando for comprar o seu enxaguante, opte por produtos sem álcool e não exagere na dose. Apesar de ser um ótimo aliado para combater o mau hálito, ele é apenas um auxiliador da higienização e o uso excessivo pode causar danos nos dentes. 

4. Evite o cigarro

O cigarro é um grande vilão para a sua saúde em geral e pode causar danos graves na sua gengiva. Tabagistas são muito mais propensos às doenças periodontais e podem até chegar a perder os dentes como consequência da enfermidade.

Além disso, o cigarro pode alterar a coloração dos seus dentes, deixando-os mais amarelados. O tabagismo também pode causar outros problemas sérios como doenças cardíacas e respiratórias, por isso tente ficar longe desse vicio. 

5. Não esqueça de escovar a língua

A língua também faz parte da nossa boca, mas muita gente ainda esqueça de cuidar da limpeza nesta região. Esse é um dos erros mais comuns nos cuidados com a saúde bucal, mas escovar a língua é muito importante e deve fazer parte da sua higienização diária.

Ao fazer essa limpeza, você consegue retirar resíduos de alimento e bactérias que ficam na superfície e podem causar problemas para a sua saúde bucal. 

6. A alimentação também influencia na sua saúde bucal

Sim, o que você come tem influência direta na sua saúde bucal! Consumir muito açúcar, por exemplo, pode fazer mal para os seus dentes e ainda tornar a higienização mais difícil. 

Procure dar preferência aos alimentos que fortalecem os dentes e mantenha uma alimentação saudável, com pratos mais naturais. Além de prevenir doenças na gengiva, você também previne cáries e o mau hálito ao manter hábitos alimentares mais saudáveis. 

7. Fique atento a sangramentos e inchaços

Sua gengiva não deve sangrar quando você escova seus dentes ou utiliza o fio dental. Isso pode ser um sinal de alerta para a gengivite ou algum outro problema bucal, por isso é importante estar atento.

Se você notar sangramentos, inchaços e vermelhidão na sua gengiva, agende uma consulta com o seu dentista imediatamente para verificar qual é a causa destes sintomas. 

8. Faça visitas regulares ao dentista

As visitas ao dentista devem fazer parte do seu calendário, mesmo tomando todos os cuidados listados aqui diariamente. Apenas um profissional é capaz de avaliar a saúde dos seus dentes e da sua gengiva. 

As consultas devem ser feitas a cada seis meses e são essenciais para identificar possíveis problemas e tratá-los com antecedência da maneira correta. Além disso, essas visitas podem servir para fazer uma limpeza mais profunda dos dentes e garantir uma boca ainda mais saudável. 

Viu só como é fácil cuidar da sua gengiva? Agora é só colocar todas essas dicas em prática para manter o seu sorriso sempre saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×