saúde bucal infantil

7 passos para cuidar da saúde bucal infantil

Cuidar da saúde bucal das crianças é garantir dentes fortes e saudáveis na fase adulta. Quanto antes você introduzir esses cuidados na rotina dos pequenos, mais fácil será criar uma rotina saudável.

Apesar da importância, nós sabemos como pode ser difícil fazer a criançada escovar os dentes todos os dias, 3 vezes ao dia (como é recomendado). Por isso, vamos compartilhar com você algumas dicas para tornar este momento mais prazeroso e divertido para os pequenos.

Continue a leitura para saber mais!

A importância da saúde bucal infantil

A boca é um ambiente muito suscetível ao surgimento de bactérias e a falta de higienização correta pode gerar graves problemas dentais. A boa notícia é que evitar esses problemas é mais fácil do que parece e quanto mais cedo começamos, melhor!

Para entender melhor a importância da saúde bucal infantil, veja alguns problemas causados pela falta de hábitos de higienização saudáveis: 

  • Cáries 
  • Acúmulo de placa bacteriana
  • Má oclusão dentária
  • Mau hálito
  • Perda precoce dos dentes
  • Fluorose (excesso de flúor)

Tudo isso pode ter consequências não apenas na infância, mas também na vida adulta dessa criança. Dentes desalinhados, por exemplo, podem criar a necessidade do uso de aparelho ortodôntico, já a falta de higiene bucal pode resultar em problemas ainda mais graves como a perda de dentes. 

Como cuidar da saúde bucal das crianças?

Já deu para entender a importância da saúde bucal das crianças, mas afinal como estimular essa rotina de cuidados nos pequenos? Bom, a tarefa vai exigir um pouco de criatividade e paciência.

Para algumas crianças, esse processo é mais tranquilo, mas outras podem apresentar um pouco mais de resistência e isso é normal: nesses casos seja paciente. Uma forma de evitar isso é já começar a introduzir a higienização bucal desde cedo.

Os cuidados com a saúde bucal começam assim que os dentinhos nascem: primeiro fazendo a higienização com gaze e depois com a escova, conforme orientação do seu dentista. Conforme seu filho for crescendo, comece a ensiná-lo a forma correta de escovação e a importância dessa rotina sempre de forma atrativa. 

Passo a passo para criar uma rotina saudável

1. Explique como escovar os dentes de forma didática

O primeiro passo é explicar a maneira correta de escovar os dentes para o seu filho e para isso você pode utilizar diversos artifícios: vídeos explicativos mais divertidos podem ser uma boa ideia. O  objetivo é tornar a escovação atrativa para os pequenos, assim vai ficar bem mais fácil estabelecer o hábito de higiene bucal diário. 

Lembre-se de ensiná-los a utilizar apenas a quantidade necessária de creme dental, ofereça uma escova de cerdas macias, explique o movimento de escovação (que deve ser suave) e reforce a importância de repetir o processo ao menos 3 vezes durante o dia. 

2. Escove os dentes com o seu filho

Os pais são os primeiros exemplos das crianças, por isso é comum que eles repitam seus hábitos. Sendo assim, participar do momento de higiene bucal pode estimular uma rotina saudável: muito além de explicar como escovar os dentes para o seu filho, que tal mostrar e fazer junto com ele?

Além de tornar a explicação mais visual e dinâmica, este pode ser um excelente momento de conexão com os pequenos. Por mais simples que essa atitude pareça, ela pode ajudar a criar uma rotina prazerosa que vai refletir positivamente na saúde bucal do seu filho a longo prazo. 

3. Faça da escovação um momento divertido

Além de encontrar formas mais atrativas para explicar a higiene bucal, você também pode deixar o momento mais interessante de outras formas. Comprar uma escova de dentes colorida e utilizar um creme dental com embalagem atrativa pode ajudar.

Você também pode criar um espacinho especial no banheiro para deixar os itens de escovação dos pequenos, mostrando que eles têm sua própria escova e creme dental, assim como os papais. 

4. Escolha o tipo certo de creme dental

A escolha do creme dental é muito importante para a saúde bucal infantil, pois ela precisa atender às necessidades dos pequenos. Apesar dos cremes com sabor serem os mais indicados, eles precisam ser utilizados com moderação.

Por serem mais gostosos, as crianças tendem a querer usá-los em maior quantidade, por isso é importante explicar que apenas uma pequena quantia é necessária e também não deixar o seu filho engolir o creme dental. Além disso, busque sempre cremes com a quantidade de flúor adequada.

5. Ensine-o a usar o fio dental

O fio dental é um complemento essencial da escovação e é muitas vezes esquecido até pelos adultos, por isso o estímulo ao uso deve ser feito desde cedo: quanto antes você estabelecer uma rotina saudável, mais chances dessa rotina se tornar um hábito a longo prazo.

Quando for explicar sobre a escovação, fale também sobre a importância do fio dental. Explique que ele consegue alcançar cantinhos que a escova não consegue e seu uso deve ser feito diariamente para uma limpeza completa.

6. Incentive uma alimentação saudável

A alimentação reflete diretamente na saúde bucal, por isso os hábitos saudáveis devem ser incentivados desde o início para as crianças. Ofereça mais legumes, verduras e frutas de uma forma divertida e diferente.

Procure também reduzir o açúcar, o amido e os produtos industrializados: tudo isso contribui para a formação de placa bacteriana, que pode se acumular e gerar cáries ou ainda o tártaro. 

7. Mantenha visitas frequentes ao dentista

As visitas ao dentista devem ser frequentes já desde o primeiro dentinho, assim você consegue prevenir problemas dentais mais graves e já evita também aquele medo do consultório odontológico. Além disso, um dentista pode explicar da forma correta os cuidados com a saúde bucal para as crianças. 

Os profissionais de odontologia e ortodontia infantil estão preparados para atender os pequenos da melhor forma possível, por isso converse com seu filho e explique o papel do dentista. 

Que tal colocar essas dicas em prática aí na sua casa agora mesmo? Converse com os pequenos e estimule os cuidados com a saúde bucal desde cedo para garantir dentes fortes e saudáveis a vida toda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×