cicatrização do implante dentário

Qual o tempo de cicatrização do implante dentário?

A perda de dentes não só afeta a auto estima, como também pode desencadear diversos problemas odontológicos. Por isso, a correção do sorriso deve ser feita o quanto antes para evitar o comprometimento de funções básicas, como a mastigação ou alinhamento dos dentes.

O tempo de cicatrização do implante dentário é uma grande preocupação de quem precisa realizar o tratamento. Pensando nisso, fizemos um post para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto.

Continue a leitura e descubra como é o pós operatório do implante dentário, os principais cuidados e o tempo de recuperação.

Como é o pós operatório de implante dentário?

Para a colocação do implante dentário, é preciso realizar um procedimento cirúrgico, mas não se preocupe: a cirurgia é feita com anestesia local e é bem rápido. Os principais cuidados devem ser no pós operatório, quando o implante começa a ser integrado pelo organismo.

Esse processo é chamado de osseointegração e envolve a incorporação do osso ao implante. Vamos entender melhor como funcionam os implantes para compreender o método: eles atuam como a raiz do dente e vão servir de apoio para a prótese dental. 

Depois dessas etapas, o período pós operatório é bem tranquilo e as chances de rejeição do implante são praticamente nulas, já que eles são produzidos em titânio. 

Qual o tempo de cicatrização do implante dentário?

Além da osseointegração, a gengiva passa pelo processo de cicatrização também. Pode parecer complexo, mas a recuperação é mais rápida do que você imagina: normalmente, os pontos já podem ser retirados após uma semana.

É importante ressaltar que o tempo de cicatrização do implante dentário pode variar de um paciente para outro, pois cada organismo se comporta de uma maneira. Os cuidados durante o pós operatório também são determinantes para o processo de cicatrização dos implantes dentários.

Outro fator com influência direta no tempo de recuperação é o tipo de material do implante utilizado. Em alguns modelos a osseointegração pode acontecer entre 3 e 6 semanas, enquanto outros podem levar de 3 a 6 meses para se integrar ao organismo.

Para te ajudar a garantir uma recuperação mais rápida e tranquila, respondemos algumas dúvidas sobre a etapa pós operatória:

1. Quais cuidados devo ter?

As primeiras 48 horas pedem uma atenção especial: aplicação de gelo pode ajudar a combater o inchaço e as dores. Evitar sol, esforço físico e ficar longe do cigarro são outras medidas essenciais. 

2. Como fazer a higienização?

A higienização deve ser feita suavemente, sem forçar a escova no local do implante. Normalmente, é indicado o uso de antisséptico bucal com enxágue suave após 72 horas, mas lembre-se de seguir as orientações do seu dentista.

3. E os cuidados com a alimentação?

Nas primeiras 48 horas, é indicado a ingestão de alimentos pastosos ou líquidos. É importante evitar o consumo de alimentos quentes neste período, procure ingerir apenas produtos frios. 

É mais simples do que parece, não é mesmo? Seguindo as orientações do seu dentista e as dicas deste post, a sua recuperação vai ser bem rápida e tranquila!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×