prótese dentária

Tudo que você precisa saber sobre prótese dentária

Fique por dentro de todas as informações sobre prótese dentária, caso resolva optar por esse tipo de tratamento estético.
Você tem dentes faltantes na boca e muita vergonha de sorrir em público ou até conversar com as outras pessoas? Relaxa: um tratamento com prótese dentária é a melhor alternativa para você restabelecer o seu sorriso e ainda ter a sua autoestima de volta!
Preparamos esse post que traz todas as informações sobre as próteses dentárias. Bora lá aprender mais um pouco?

Quando é necessário usar prótese dentária?

Uma prótese dentária deve ser usada quando o paciente tem um ou mais dentes faltantes na boca. O principal objetivo é substituir todos os elementos dentários faltantes, seja na arcada superior ou inferior. As próteses podem ser fixas ou móveis e somente o dentista é quem pode indicar a melhor opção para o paciente, depois de um diagnóstico prévio. Conheça os principais tipos de próteses dentárias:

  • Prótese total

    Conhecida popularmente como dentadura, as próteses totais são usadas quando o paciente não tem mais nenhum dente na boca. Para fazer essa reposição dentária, é utilizada uma prótese de acrílico. A principal vantagem desta prótese, é que o sorriso fica mais harmônico e bem próximo ao natural.
    Normalmente, esse tipo de prótese dentária é removível e é indicada para idosos que já perderam boa parte da dentição e até para pessoas jovens que perderam os dentes devido a acidentes ou enfermidades. O uso da dentadura também é recomendado quando a fala e a mastigação são afetadas pela falta dos dentes.

  • Prótese parcial

    Esse tipo de prótese dentária pode ser removível e é feita por uma estrutura metálica que tem a função de reter os dentes originais que ainda estão saudáveis. Na verdade, a prótese parcial também tem o objetivo de substituir os elementos dentários faltantes, proporcionando ao paciente mais segurança para mastigar.
    Geralmente, essa prótese é recomendada quando não é possível realizar um implante dentário, em especial, em situações em que a gengiva não oferece condições para isso. A prótese dentária parcial exige que o paciente tenha o máximo de atenção quanto a higiene bucal, a fim de evitar que a peça cause danos na gengiva.

  • Implantes

    Os implantes dentários são indicados para substituir um ou mais dentes, bem como suas respectivas raízes. Esse tipo de procedimento é realizado em casos em que a prótese parcial não atende a necessidade do paciente. Nesse caso, o dentista fixa um peça feita de titânio no maxilar, logo abaixo da gengiva. Ela servirá de suporte para que seja colocado o dente.
    Depois de fazer o implante, o sorriso fica bastante parecido como se fosse natural e não se percebe nenhuma diferença. Mas o implante não é recomendado para todas as pessoas e somente o cirurgião-dentista é quem pode indicar qual o melhor tipo de prótese para cada paciente.

  • Prótese fixa

    Indicada quando existe a necessidade de preencher espaços por causa da ausência de um ou mais dentes, a prótese dentária fixa não é mais tão usada como anos atrás. Pelo fato de ser fixa, esse tipo de prótese dificulta a sua higienização, fazendo os implantes se tornarem uma opção mais interessante, tanto do ponto de vista funcional como do estético.
    As próteses fixas podem ser colocadas sobre os dentes naturais e até sobre implantes, dependendo da situação e da saúde bucal do paciente. Elas são confeccionadas em resina ou porcelana e já foram massivamente usadas no passado.

Cuidados com sua prótese dentária

Independentemente do tipo de prótese dentária que estiver usando, conheça nossas dicas sobre os cuidados que você deve ter com ela:

  • Tenha o máximo de atenção para não deixar sua prótese cair, pois a queda pode danificá-la;
  • Quando for dormir, coloque sua prótese dentária em um copo com uma solução própria para próteses, para evitar que a mesma fique ressecada;
  • Evite mastigar alimentos muito duros ou crocantes, pois eles podem quebrar sua prótese;
  • Evite alimentos com alto nível de acidez e com corantes em sua composição, pois isso pode manchar a prótese;
  • Evite escovar com cremes dentais que apresentam alto índice de abrasividade;
  • Use protetor bucal na hora de praticar atividades físicas, especialmente aquelas que têm contato físico. Sua prótese dentária merece a máxima proteção.
  • Faça a correta higienização da sua prótese depois das principais refeições do dia;
  • Evite usar enxaguantes bucais com álcool em sua composição, pois são extremamente abrasivos e prejudiciais para a sua prótese.

Mitos e verdades sobre as próteses dentárias

Saiba o que é ou não verdade sobre as próteses dentárias e tire suas dúvidas a respeito desse importante assunto:

1. Quem tem problemas virais não pode usar prótese dentária

Verdade. Os especialistas não recomendam o uso de prótese dentária para pacientes que têm problemas causados por vírus.

2. Pacientes com doenças periodontais não podem usar prótese

Verdade. Se você tem alguma doença periodontal, mesmo que não seja grave, não é recomendado usar uma prótese dentária.

3. A prótese dentária deixa o sorriso artificial

Mito. A prótese pode ter fabricação 100% personalizada, permitindo ao paciente escolher até a cor das gengivas. Os dentes são confeccionados com material que os deixam idênticos aos naturais.

4. O paciente que usa prótese não precisa mais ir ao dentista

Mito. As visitas regulares ao dentista devem ser mantidas a cada 6 meses, para avaliação e limpeza. A sua prótese deve ser ajustada, caso haja necessidade e para evitar possíveis desconfortos.

5. Não precisa mais se preocupar com o fio dental quando se usa prótese

Mito. A higiene bucal de pacientes com prótese dentária deve ser mantida com uma correta escovação 3 vezes ao dia e o uso do fio dental após as principais refeições.

6. Próteses removíveis não precisam ser higienizadas

Mito. Toda prótese, inclusive as removíveis, necessitam de uma eficiente higienização diária. Aliás, essas peças devem ser escovadas fora da boca, para uma limpeza mais eficiente.

Conclusão

Agora que você está mais esclarecido sobre o uso de prótese dentária, que tal fazer uma avaliação na SNG Odontologia e ter o sorriso que sempre quis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×