Todo mundo sabe que dentes retos deixam qualquer sorriso mais bonito. Você sabia que dentes mais retos podem melhorar a sua saúde de forma geral?
Vem conferir com a gente os problemas e riscos que dentes mal cuidados podem trazer para a sua saúde e quais problemas o Invisalign pode te ajudar a solucionar.
Dentes tortos
Dentes tortos ou desalinhados, problema conhecido como maloclusão, afeta 82% dos adultos no Brasil.
Se deixado sem tratamento, os dentes tortos levam a doenças periodontais e criam uma quantidade de estresse anormal sobre os dentes e maxilar, o que pode levar a desgaste prematuro.
Os efeitos dos dentes tortos podem piorar com o tempo e afetar a sua saúde de maneira geral.
Tipos de desalinhamento
Alguns tipos comuns de desalinhamentos incluem:
- Dentes apinhados
- Dentes espaçados
- Mordida profunda
- Mordida cruzada
- Sobremordida
Consequências do desalinhamento
Os dentes tortos podem também afetar a sua mordida, criando estresse e pressão. Dentes que são submetidos a pressões desnecessárias, podem desenvolver lascas, não somente na área de mastigação, mas em toda a arcada dentária.
Com o tempo, a força excessiva pode também causar dentes achatados ou desgastados e fraturas nas bordas dos dentes.
Além disso, uma mordida errada pode produzir forças impróprias na articulação do maxilar, o que pode levar a dores de ouvido e até dores de cabeça.
O desgaste prematuro pode levar a recessão gengival, suporte ósseo pobre para as raízes dos dentes e, eventualmente, perda de dentes.
Dentes tortos podem afetar a sua saúde periodontal porque é difícil remover placas e bactérias das áreas apinhadas. As bactérias que não forem propriamente removidas vão se multiplicar e desencadear doenças periodontais, que começam como uma inflamação da gengiva, vermelhidão e sangramento durante a escovação e uso do fio dental.
Se for deixado sem tratamento, com o tempo, a inflamação da gengiva irá progredir para uma infecção crônica.
A bactéria deixada na gengiva pode invadir os vasos sanguíneos, o que pode causar danos às células que revestem a sua artéria coronária, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares, derrames e outras doenças.
Todas essas condições citadas acima, podem levar a reparos dolorosos e muitas manutenções no futuro, o que pode custar milhares de reais em custosas e intermináveis horas em uma cadeira de dentista. Problemas na cavidade oral são melhor tratados nos estágios iniciais.
Posicionar corretamente os seus dentes, buscando o alinhamento correto, ajudará a prevenir problemas dentários futuros e fazer uma diferença significativa para uma boca saudável e para manter os dentes intactos por mais tempo.
Como funciona o tratamento
O sistema Invisalign é uma ferramenta que o ortodontista utiliza para corrigir a posição dos dentes.
Isso é feito da seguinte forma: o ortodontista vai fazer o diagnóstico do paciente, para poder fazer o plano de tratamento. A partir daí, começa o tratamento virtual do Invisalign, que corrige virtualmente a posição dos dentes.
Depois desse passo, é solicitado para a Line Technology, empresa norte americana, a confecção dos alinhadores que compõem o sistema Invisalign que chegará para o paciente aqui no Brasil que fará o tratamento.
Como o Invisalign corrige esses problemas
Dentes apinhados
Os famosos dentes encavalados, são aqueles que ficam um em cima do outro. Isso dificulta a higienização e também atrapalha a estética de modo geral.
Normalmente esse problema é causado ou por fatores hereditários, ou por hábitos ruins, como chupar dedo, usar chupeta por muito tempo na infância, entre outros fatores.
Existe solução para isso, sendo que a mais recomendada é o Invisalign. Isso porque, esteticamente ele é o mais indicado, por não aparecerem, e o resultado é muito eficaz.
Quanto mais precoce for feito o diagnóstico, mais fácil é o tratamento, mais rápido e mais eficiente. Mas, claro, tem solução em todas as idades.
Dentes espaçados
Os espaços entre dentes incomoda muita gente. Por isso é tão importante buscar tratamento para esse problema.
Uma boa alternativa para solucionar essa questão são os alinhadores transparentes estéticos. Elas farão a movimentação dos dentes para uni-los.
É importante salientar que essa alternativa é mais interessante quando não é preciso fazer muito giro de dente e outras movimentações. Esse tratamento costuma ser até mais rápido do que outros dependendo do caso.
Mordida profunda
A correção da mordida profunda é um desafio clínico. O Invisalign possui uma tecnologia especialmente para isso: o Invisalign G5 para mordida profunda.
Criado para oferecer melhores resultados clínicos na correção da mordida profunda, o novo Smart Force nivela a curva Spee, permitindo uma correção mais previsível da mordida profunda.
Além disso, a Invisalign lançou novos attachments de mordida profunda para pré molares que oferecem ancoragem na intrusão de dentes anteriores.
Mordida cruzada
A mordida cruzada é um problema que atinge milhares de pessoas, e se dá pelo cruzamento dos dentes superiores com os dentes inferiores.
Esse cruzamento pode ocorrer durante a fala, durante a mastigação, ou quando fechamos a boca, encostando um dente sobre o outro.
O tratamento da mordida cruzada é um desafio para o ortodontista, devido ao grande número de fatores limitantes ao tratamento, independente do tipo de aparelho ortodôntico empregado.
Muitos trabalhos científicos têm comprovado a eficiência do Invisalign no tratamento da mordida cruzada. O tratamento com o aparelho Invisalign é realizado a partir de um planejamento feito em um software, que irá verificar caso a caso para determinar o tratamento adequado.
Sobremordida
A sobremordida também é um problema muito comum e que pode ser tratado com Invisalign.
Inclusive, o tratamento com o alinhador transparente, nesse caso, costuma ser mais rápido e eficaz do que com os métodos tradicionais.
O que vai definir o sucesso do seu tratamento é o diagnóstico e o planejamento que o seu ortodontista vai realizar.
Acompanhe a gente nos próximos posts, e se você quiser saber mais sobre o sistema Invisalign, confira o nosso blog.


