aparelho ortodôntico para crianças

Saiba quando o aparelho ortodôntico para crianças é indicado

Uma dúvida muito comum entre os papais é com relação ao uso de aparelho ortodôntico na infância. Afinal, ele é indicado ou vai atrapalhar o crescimento dos dentes do meu filho?

Ao contrário do que muita gente imagina, o tratamento ortodôntico pode sim ser feito em crianças de forma muito confortável e sem atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos.

Quer saber qual a melhor idade para colocar aparelho ortodôntico? Então continue a leitura deste post!

Qual a melhor idade para colocar aparelho ortodôntico?

Você deve estar acostumado a ver adolescentes usando aparelho ortodôntico, certo? Isso não significa que o tratamento é indicado ou mais eficiente apenas nessa idade: as crianças podem e devem utilizar o aparelho quando necessário.

Ao contrário do que muita gente acredita, o uso de um aparelho ortodôntico na infância não atrapalha o desenvolvimento dental dos pequenos, mas sim ajuda no crescimento correto da arcada dentária.

Existem diversas opções de tratamento ortodôntico pensados especialmente para as crianças nessa fase de dentição mista, ou seja, que mistura dentes de leite e dentes permanentes. Normalmente, os primeiros sinais de desalinhamento surgem nessa época.

Para saber quando o aparelho ortodôntico é indicado, a consulta ao ortodontista é essencial: ele é quem vai dar o diagnóstico e definir o tratamento correto para o seu filho. 

Principais dúvidas sobre aparelho ortodôntico na infância 

Em alguns casos, o tratamento ortodôntico pode ser muito mais eficiente na infância, evitando assim um desconforto maior na fase adulta. Ao identificar sinais de desalinhamento, você deve levar o pequeno ao dentista para uma consulta.

Agora que você já sabe que o aparelho ortodôntico para crianças pode ser muito benéfico, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o tratamento nessa fase:

  • Quando devo procurar um ortodontista?

O mais indicado é fazer um acompanhamento constante com um dentista para identificar possíveis problemas e tratá-los o quanto antes. Se você identificar que os dentes permanentes estão se formando de maneira desalinhada, não adie a visita ao ortodontista.

  • Qual é o tipo de aparelho mais indicado para as crianças?

Hoje existem vários tratamentos ortodônticos desenvolvidos especialmente para manter o conforto dos pequenos, sem atrapalhar muito a rotina. Um ótimo exemplo disso é o Invisalign First: modelo de alinhador invisível e removível desenvolvido especialmente para as crianças em fase de dentição mista.

  • Quais os problemas ortodônticos mais comuns e que precisam ser corrigidos?

Os principais problemas indicativos da necessidade de aparelho ortodôntico são a mordida aberta (normalmente causada pelo uso da chupeta ou do hábito de chupar o dedo), a mordida cruzada e a mordida profunda (quando os dentes superiores cobrem os inferiores). 

  • Por que o aparelho ortodôntico para crianças pode ser vantajoso?

A grande vantagem de usar o aparelho ortodôntico na infância é que os ossos ainda não estão 100% formados, por isso o problema pode ser corrigido mais facilmente. Outro benefício é a correção de hábitos de sucção, mastigação e até respiração.

A nossa indicação é levar o seu filho ao dentista assim que os primeiros dentinhos começarem a nascer para fazer o acompanhamento correto. Conte com a SNG Odontologia para os cuidados de ortodontia infantil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×