quando usar aparelho ortodôntico

5 sinais de que você precisa usar aparelho ortodôntico

Os dentes desalinhados podem ser grandes inimigos da auto estima e também da sua saúde, mas afinal quando é necessário usar aparelho ortodôntico para corrigi-los?

Se você também tem essa dúvida, continue a leitura deste post com a gente e descubra 5 sinais de que você precisa usar aparelho ortodôntico.

Quando é necessário usar aparelho ortodôntico?

A escolha do momento ideal deve ser feita junto com um ortodontista, mas você pode observar sinais de que chegou a hora de procurar um profissional. A partir de uma avaliação técnica, ele determinará o melhor tratamento para o seu caso. 

O primeiro passo para identificar quando é necessário usar aparelho ortodôntico é ficar atento a alguns detalhes do seu sorriso e da sua saúde bucal. Seja na ortodontia em adultos ou para crianças, os sinais costumam ser iguais. 

Pensando nisso, separamos os principais fatores que podem indicar a necessidade do uso de aparelho ortodôntico para te ajudar nessa identificação. 

Sinais de que você precisa usar aparelho 

Confira agora 5 sinais de que você precisa procurar um ortodontista para avaliar o seu sorriso:

1. Dentes desalinhados

Os dentes desalinhados são o sinal mais perceptível de que você precisa fazer um tratamento ortodôntico. Espaçamentos, mordida cruzada e dentes tortos valem a ida ao ortodontista.

2. Dores no pescoço ou na cabeça

Dentes com oclusão incorreta podem demandar um esforço maior na mastigação, o que pode causar dores no pescoço ou na cabeça. Se você tem dores constantes, faça uma avaliação para identificar se os dentes podem ser o motivo.

3. Tamanho da mandíbula ou maxila

Tamanho desproporcional da mandíbula ou da maxila também podem indicar a necessidade de um aparelho ortodôntico. Este é um caso muito comum de uso do aparelho ortodôntico para crianças, pois o problema é mais facilmente corrigido nesta fase.

4. Perda de dentes permanentes

A perda de algum dente permanente pode afetar os dentes vizinhos, desalinhando o seu sorriso. O ideal é substituir o dente perdido para não afetar a arcada dentária e, se necessário, fazer o tratamento ortodôntico.

5. Respiração bucal

A respiração pela boca também pode indicar a necessidade de cuidados ortodônticos. Normalmente, ele servirá para corrigir a posição dos ossos da boca.

Lembre-se de que o diagnóstico só pode ser feito por um profissional, assim como o planejamento e o acompanhamento de todo o seu tratamento ortodôntico.

Se identificou com algum desses sinais? Não deixe de procurar um ortodontista para fazer a sua avaliação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×