Menina sorrindo com aparelho

9 informações que você precisa saber sobre o aparelho autoligado

 

Se você chegou até aqui é porque está buscando a melhor alternativa para deixar seus dentes ainda mais bonitos, certo? Graças às novas tecnologias, hoje em dia é possível conquistar o sorriso perfeito de maneira mais rápida e sem sofrimento.

Uma das novas tecnologias que vem conquistando o coração – e a boca – de muitos pacientes é chamada de aparelho autoligado. Apesar de ser muito parecido esteticamente com o aparelho convencional, ele oferece vantagens muito boas sobre este.

Diferente do aparelho ortodôntico convencional, o aparelho autoligado não utiliza borrachinhas para conectar fio e braquetes. Isso mesmo: adeus incômodo!

No aparelho autoligado, o fio é passado direto na canaleta de casa braquete, ficando preso por uma trava. Essa trava, por sua vez, é responsável por sustentar o fio e possui um dispositivo de fixação em seu interior.

Acompanhe nosso artigo para ver 9 informações que você precisa saber sobre o aparelho autoligado e comece seu tratamento com a SNG Odontologia o mais rápido possível!

 

1) Ele pode ser usado por qualquer pessoa

O aparelho autoligado é recomendado para qualquer pessoa que precise ou queira alinhar os dentes, inclusive crianças, mas é essencial que um ortodontista seja consultado, pois somente ele saberá recomendar o melhor tratamento.

Porém, de maneira geral, a correção dental pode ser mais simples na infância, pois nessa fase os dentes e o maxilar ainda estão em fase de desenvolvimento.

Apesar de ser parecido com o aparelho convencional à primeira vista, o aparelho autoligado oferece diversas vantagens, como agilidade, procedimentos menos doloridos, menos manutenções, mais facilidade para a higienização bucal, entre outras.

 

2) Existem dois modelos de aparelhos à sua escolha

Para dar mais autonomia a você, a SNG Odontologia oferece dois modelos que ficam à sua escolha. Conheça mais sobre eles abaixo.

  • Metal

O aparelho autoligado de metal é mais semelhante esteticamente ao convencional – só esteticamente mesmo, pois eles utilizam técnicas de tratamento distintas!

  • Porcelana

Diferente do aparelho autoligado de metal, o aparelho autoligado de porcelana fornece um tratamento mais discreto. Por isso, ele vem sendo muito procurado por aqueles que querem realizar o tratamento, mas buscam por algo que não apareça muito.

 

3) O aparelho autoligado não utiliza borrachinhas

Terror de quem está prestes a utilizar aparelho, as borrachinhas muitas vezes são elementos que impedem algumas pessoas de iniciarem o tratamento ortodôntico, por medo de sentirem muita dor.

Se esse é o seu caso, pode ficar despreocupado, pois o aparelho autoligado não precisa utilizar borrachinhas para que o tratamento seja feito.

Isso acontece porque o aparelho autoligado possui uma espécie de tampa que abre e fecha, prendendo diretamente o fio ao braquete, eliminando a necessidade das temidas borrachinhas.

 

4) O tratamento é consideravelmente mais rápido

A duração de um tratamento ortodôntico varia de acordo com os cuidados de cada paciente. Porém, graças a estrutura mais estável fornecida pelo aparelho autoligado, a duração do tratamento pode diminuir em até 40%.

A consequência dessa expressiva diminuição do tempo é a correção mais rápida do seu sorriso, com resultados visíveis em um período bem mais curto.

 

5) A necessidade de extrair dentes é minimizada

Outro ponto muito levantado e temido pelos pacientes é sobre a necessidade de realizar extrações dentárias que, nós sabemos, não são lá muito agradáveis – apesar de muitas vezes necessárias.

Quando o tratamento ortodôntico é feito utilizando um aparelho convencional, é normal que alguns dentes precisem ser extraídos para que os demais se encaixem perfeitamente na arcada. Não tem muito como fugir.

Agora, se tratando do aparelho autoligado, a necessidade de extração dentária diminui drasticamente, pois o sistema oferecido pelo aparelho permite expansões maiores na arcada dentária, muitas vezes eliminando a necessidade de extrações.

É sempre importante ressaltar que, indiferente do tratamento ortodôntico escolhido, apenas um ortodontista e um cirurgião-dentista serão capazes de determinar cada caso!

 

6) O tratamento é menos doloroso

Se você tem medo de sentir muita dor, pode ficar tranquilo, pois o tratamento com aparelho autoligado é um dos que oferece mais conforto!

Como citamos, o tratamento feito com o aparelho autoligado dispensa a utilização das borrachinhas, por isso, as forças aplicadas sobre os dentes, gengivas e ossos são muito menores que as aplicadas quando o paciente utiliza um aparelho convencional.

Como resultado, essa diminuição de forças auxilia na redução expressiva das dores durante todo o tratamento ortodôntico.

 

7) Esse tipo de tratamento diminui o acúmulo de bactérias

As borrachinhas dos aparelhos convencionais tendem a acumular restos de alimentos com maior facilidade, causando problemas com placas bacterianas. Como o aparelho autoligado não utiliza borrachinhas no tratamento, esse problema é minimizado.

Além disso, o aparelho autoligado também dispensa a utilização de bandas, facilitando ainda mais a limpeza e evitando manchas nos dentes.

 

8) O aparelho autoligado geralmente demanda menos idas ao dentista

Uma das coisas que incomodam algumas pessoas em relação ao tratamento ortodôntico são as idas recorrentes ao dentista para que as manutenções sejam feitas, certo? Isso pode ser um grande problema, especialmente para aqueles que trabalham.

Com o aparelho autoligado e dependendo da fase do tratamento, essas idas ao dentista para manutenção podem ser feitas em prazos maiores que os oferecidos no tratamento feito com o aparelho convencional, gerando economia de tempo para você.

 

9) É um investimento que vale a pena

Todo tratamento ortodôntico é algo que será levado para a vida, por isso, não é simplesmente um gasto, mas sim um investimento. E tudo aquilo que é bom, custa um pouco mais.

Por ter um preço um pouco mais salgado, o tratamento com aparelho autoligado utiliza materiais mais resistentes que os convencionais, evitando gastos extras com consertos.

Além disso, como já citamos, a duração do tratamento feito com aparelho autoligado é significativamente mais curta, ou seja, você gastará por um prazo menor do que se tivesse optado por um aparelho mais barato.

 

Aqui na SNG odontologia, em Campinas, oferecemos os melhores tratamentos ortodônticos para você e sua família, inclusive com aparelhos autoligados metálicos e de porcelana!

Entre em contato conosco e agende sua consulta! E ah, não deixe de acesse nosso blog para mais dicas e informações.

 

1 comentário em “9 informações que você precisa saber sobre o aparelho autoligado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×