Quer dentes mais alinhados e bonitos, mas quer ficar longe do aparelho fixo metálico? Não se preocupe: agora você pode conquistar o sorriso dos seus sonhos de forma discreta e muito mais rápido com o aparelho autoligado!
Neste post você vai entender o que é e como funciona este modelo de aparelho ortodôntico, além de conferir as principais vantagens do aparelho autoligado. Pronto para conhecer este método? Então boa leitura!
Conheça o aparelho autoligado!
Também conhecido como aparelho autoligável, este modelo se trata de um aparelho fixo, mas é um pouco diferente daquele ao qual estamos acostumados. Isso porque ele não precisa daquelas borrachinhas coloridas e também é mais discreto do que o modelo convencional.
Vamos explicar melhor: o aparelho autoligado funciona com base nos braquetes, que são aquelas pecinhas coladas aos dentes. Essas peças vão sustentar o fio (chamado de arco ortodôntico) por meio de um encaixe já acoplado a elas, o que dispensa o uso das borrachinhas. Bem legal, não é mesmo?
Além disso, os braquetes são menores neste modelo de 00 e você ainda pode escolher um material transparente, o que permite um tratamento muito mais discreto sem alterar o seu visual.
Quem pode usar?
O aparelho autoligado é indicado para diversos casos e normalmente pode ser utilizado por qualquer pessoa que necessite de um tratamento com aparelho fixo. Casos como mordida cruzada, dentes desalinhados e dentes apinhados são alguns exemplos de problemas tratáveis com este modelo de aparelho.
Não há dúvidas de que o aparelho autoligável é mais eficaz do que os modelos convencionais, mas vale lembrar que cada caso é diferente e ressaltar a importância de conversar com o seu ortodontista sobre o melhor método para cuidar do seu sorriso da forma adequada.
Qual a diferença do aparelho autoligável para outros modelos?
A principal diferença entre o aparelho autoligado e outros métodos ortodônticos está no visual. Apesar de ter a mesma função de um aparelho fixo convencional, o modelo autoligado tem uma aparência mais discreta e por isso é muito procurado na ortodontia em adultos.
Outro ponto importante que o difere de outros aparelhos é a eficiência do tratamento, que pode ser até 30% mais rápido quando comparamos com outros métodos. Isso acontece porque o sistema do aparelho autoligado é mais estável e aplica força nos dentes de forma mais suave, porém contínua.
Para entendermos melhor: no modelo convencional, as borrachinhas são ajudam na aplicação de força, mas se desgastam em pouco tempo e por isso a tensão é perdida mais rapidamente. O modelo autoligável não precisa das borrachinhas, assim os braquetes conseguem manter a tensão de forma constante, o que também torna a movimentação dos dentes menos dolorida.
Quanto tempo demora o tratamento?
Antes de mais nada, é importante destacar que o tempo de tratamento com o aparelho autoligado varia de acordo com a complexidade do caso, assim como em qualquer outro tratamento ortodôntico. Apesar dessa variação, o sistema autoligável ainda se mostra bem mais eficiente na correção da posição dos dentes.
Como já falamos aqui, os resultados podem ser até 30% mais rápidos neste método. Graças a tensão aplicada de forma constante nos dentes, a movimentação é mais ágil e a arcada dentária normalmente pode ser corrigida em um período significativamente menor.
Vantagens do aparelho autoligado
Já deu para perceber como o aparelho autoligável pode ser mais vantajoso na busca pelo sorriso dos sonhos, não é mesmo? Mas é importante que você conheça bem o sistema para tomar a decisão correta em parceria com o seu dentista.
Pensando nisso, vamos falar melhor sobre as vantagens do aparelho autoligado. Confira:
1. Tratamento mais rápido
Já falamos aqui sobre a eficiência e agilidade do tratamento, mas vale dedicar um item dessa lista para explicarmos melhor o motivo dessa redução no tempo de uso. Além da aplicação de força constante, o sistema também diminui a necessidade de extração de dentes, o que contribui para um tratamento sem interrupções.
A extração é um procedimento bastante comum no tratamento ortodôntico e é feita para garantir o encaixe perfeito dos dentes. Isso pode ser evitado com o sistema autoligável, já que ele permite uma expansão maior da arcada dentária quando comparado ao sistema convencional, facilitando o processo de correção.
2. Movimentações menos doloridas
O fato de que o aparelho autoligado não utiliza as famosas borrachinhas contribui diretamente para um tratamento muito mais confortável e menos dolorido. Sem as ligaduras elásticas, o atrito entre fio e braquete é menor e a força aplicada nos dentes é bem mais suave.
Além disso, os machucados e incômodos causados pelo modelo tradicional de aparelho fixo também são reduzidos para quem utiliza o aparelho autoligado.
3. Facilidade na higienização bucal
Outra grande vantagem do aparelho autoligado é a praticidade nos cuidados com a saúde bucal. Mais um benefício trazido pela falta das borrachinhas: sem elas, a higienização do aparelho e dos dentes fica bem mais fácil.
Um dos pontos negativos das ligaduras elásticas é a dificuldade na escovação e o acúmulo de sujeira, já que os restos de comida se prendem facilmente a elas e a passagem de fio dental é mais complicada. Com o aparelho autoligado este problema está resolvido!
4. Muito mais discrição para você
Como já explicamos logo no início deste post, o aparelho autoligável tem um visual bem mais discreto, permitindo que você alinhe seu sorriso sem que ninguém perceba. Além de não ter as borrachinhas, os braquetes são bem menores e ainda podem ser produzidos em material transparente.
Você pode escolher entre um modelo de metal ou cerâmica: os dois funcionam da mesma maneira e garantem mais discrição, mas o modelo de cerâmica é ainda mais imperceptível.
5. Idas mais espaçadas ao dentista
Ao contrário dos aparelhos convencionais, as idas ao dentista podem ser feitas entre oito e 12 semanas com o aparelho autoligado. Além disso, o tempo de consulta é bem menor, já que não é necessário fazer a troca das borrachinhas.
O período entre uma consulta e outra pode variar de acordo com cada caso, mas as idas são mais espaçadas graças a aplicação de tensão constante nos dentes. Vale lembrar também que é importante seguir as orientações e manter uma boa higienização para garantir um tratamento rápido e bem sucedido.
Gostou de conhecer melhor o aparelho autoligado? Aqui no blog da SNG você encontra outras dicas sobre aparelhos ortodônticos e cuidados com a saúde bucal, não deixe de conferir!