tipos de clareamento dental

Conheça os tipos de clareamento e escolha o ideal para você

Quer recuperar a cor natural dos seus dentes e se livrar das manchas? O clareamento dental faz isso para você de forma rápida e prática, mas é importante entender o procedimento e os métodos existentes para escolher o tratamento correto.

Como qualquer outro tratamento odontológico, é importante fazer uma avaliação com um dentista de sua confiança para garantir os cuidados adequados para a sua saúde bucal. Mas nós estamos aqui para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a entender melhor o procedimento.

Neste post você vai conferir como funciona e os principais tipos de clareamento dental disponíveis. Continue a leitura para descobrir todos os detalhes do procedimento que vai te ajudar a conquistar um sorriso ainda mais bonito!

Como funciona o clareamento dental?

Você já deve conhecer o clareamento, mas sabe como funciona o procedimento para restaurar a coloração dos seus dentes? Calma, que a gente te explica tudo, mas antes vamos entender porque o escurecimento dos dentes acontece ao longo dos anos.

Os dentes recebem pigmentos constantemente, principalmente vindos dos alimentos. Esses pigmentos penetram o esmalte dentário até chegar à dentina, local em que ficam acumulados: esse acúmulo é o responsável pelas manchas e pelos dentes mais escuros.

O objetivo do clareamento dental é eliminar estes pigmentos e restaurar a cor original dos seus dentes. Para isso, o procedimento tem como base uma reação química: utiliza-se um gel clareador com substâncias específicas capazes de quebrar as moléculas dos pigmentos e assim desfazê-los, “limpando” os dentes e restaurando uma coloração mais natural. 

Quem pode fazer?

O clareamento dental é indicado para qualquer pessoa que deseje recuperar a coloração natural dos dentes e conquistar um sorriso ainda mais belo. Apesar disso, o procedimento ainda tem algumas contraindicações. 

Veja quem não pode fazer o procedimento de clareamento dental:

  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com cáries, tártaro ou outros problemas dentais: nesses casos é preciso tratar o problema antes de iniciar o procedimento de clareamento dental.
  • Pessoas com dentes em resina ou implantes dentários: é importante ressaltar que não é possível alterar a coloração das restaurações feitas em resina.

Vale lembrar que uma avaliação profissional é indispensável para verificar a sua saúde bucal antes de realizar qualquer procedimento. Apenas um dentista é capaz de indicar e garantir o tratamento correto para você. 

Quanto tempo demora o tratamento?

A duração do procedimento varia de acordo com o tipo de clareamento escolhido. Mais a frente vamos explicar melhor como cada um deles funciona, mas já podemos adiantar que existem dois métodos principais: o clareamento dental caseiro e o clareamento dental a laser.

O primeiro demora um pouco mais, podendo durar até 30 dias. Já o método a laser apresenta resultados mais rápidos: com apenas algumas sessões, que levam de 45 minutos a uma hora, o procedimento é concluído. 

Normalmente são necessárias de três a quatro sessões para conseguir os resultados desejados, mas este número pode variar de um caso para outro. Tudo depende da condição dos seus dentes e das manchas existentes.

Quais cuidados tomar após o procedimento?

O principal cuidado durante o procedimento – e depois dele também – é com relação a higienização bucal. É muito importante fazer a higienização correta e seguir as orientações do seu dentista com relação ao tratamento, principalmente se optar pelo método caseiro.

Escove os dentes ao menos três vezes ao dia – uma vez ao acordar, após as refeições e antes de dormir – e não se esqueça de usar o fio dental: ele é essencial para garantir uma limpeza completa e também deixar os cuidados com a gengiva em dia, evitando problemas bucais mais graves que podem atrasar o tratamento de clareamento.

Além disso, é importante para os fumantes evitar o cigarro e seguir os procedimentos adequados caso você tenha hipersensibilidade dos dentes – converse com seu dentista sobre os cuidados necessários. Vale destacar que o clareamento dental não deixe os dentes sensíveis, isso é apenas um mito, portanto pode ficar despreocupado e realizar o procedimento tranquilamente!

O clareamento dental dura para sempre?

Infelizmente, não. Com o passar dos anos, o escurecimento dos dentes acontece de forma natural pela ingestão de alimentos pigmentados e também pela própria ação do tempo, mas não se preocupe: o resultado dura muito tempo!

Com os cuidados diários de higienização, o seu clareamento dental pode durar até 3 anos e depois desse período você ainda pode fazer a manutenção do procedimento. Manter a constância nas visitas ao dentista também é essencial – o ideal é marcar um checkup a cada seis meses.

Conheça os tipos de clareamento dental!

Como já adiantamos para você, existem dois tipos principais do procedimento. Agora que você já sabe como funciona o clareamento dental, é hora de conhecer os métodos para decidir a melhor escolha para você em conjunto com o seu dentista.

Vamos entender como cada um dos procedimentos é realizado? Olha só:

1. Clareamento caseiro

Como o nome já revela, esse método pode ser realizado no conforto da sua casa, mas ao contrário do que você pode ter imaginado, o clareamento caseiro exige o acompanhamento de um profissional.

Vamos explicar como ele funciona: o primeiro passo é fazer uma moldeira especial para o seu sorriso. Nela, você vai aplicar diariamente um gel clareador fornecido pelo dentista – é importante seguir as orientações de uso para garantir o sucesso do tratamento.

2. Clareamento a laser

O clareamento dental a laser deve ser realizado no consultório odontológico e aplica a substância clareadora em maior concentração, o que permite resultados mais rápidos. O laser ajuda a potencializar a ação do produto.

Dependendo do caso, o dentista pode unir os dois tipos de clareamento dental para conseguir resultados mais satisfatórios. Para isso, o tratamento caseiro pode ser intercalado com as sessões de laser no consultório. 

Agora você já sabe tudo sobre clareamento dental e está preparado para fazer uma avaliação e conquistar o sorriso dos seus sonhos! Se ainda tiver alguma dúvida é só entrar em contato com a equipe SNG: estamos aqui para te ajudar e garantir o seu bem-estar sempre. 

1 comentário em “Conheça os tipos de clareamento e escolha o ideal para você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×