endodontia

Entenda para que serve a endodontia

Conheça um pouco mais sobre essa especialidade da odontologia, que é considerada importantíssima para a saúde dos dentes em geral

A área da odontologia é altamente complexa e responsável por proporcionar aquele sorriso de cinema, com dentes saudáveis, brancos e alinhados na gengiva. Uma das especialidades que permitem uma saúde bucal intacta é a endodontia. 

Esse post vai te mostrar como funciona e para que serve o famoso tratamento de canal, que é um procedimento bastante comum nos consultórios odontológicos. Preparado para aprender um pouco mais? Então, continue a leitura até o final!

O que é endodontia?

Podemos dizer que é uma importante especialidade da odontologia, responsável por tratar o interior dos elementos dentários, ou seja: a endodontia cuida da parte interna do dente. Diversas doenças podem acometer os nossos dentes, em especial, a polpa, um local extremamente sensível e que pode trazer muita dor de cabeça se não for tratado da maneira adequada.

Mais conhecida por tratamento de canal, essa parte da odontologia também envolve cirurgias e diversos procedimentos complexos que podem salvar os nossos dentes e deixá-los saudáveis novamente. Com o auxílio de uma tecnologia avançada e de modernos exames de imagem, o endodontista pode ter uma visão mais clara da polpa dentária e assim sugerir o melhor tipo de tratamento para o paciente.

Para que serve a endodontia?

A principal finalidade do tratamento de canal é salvar o dente que precisa ser extraído por algum motivo, e o substitui por um implante dentário, deixando o sorriso natural e harmonioso. Muitas vezes, a polpa dentária pode ser afetada por um doença periodontal ou por traumas causados por acidentes ou quedas. 

As cáries não tratadas, na maioria das vezes, são as principais responsáveis pelos danos na parte interior dos nossos dentes, mas as fraturas dentárias também podem deixar a polpa exposta à bactérias, ocasionando infecções em toda a região. Por sua vez, as infecções em um ou mais elementos dentários podem causar dores fortes que irradiam por toda a boca, dependendo da gravidade do problema. Por isso, o tratamento de canal se faz necessário.

A endodontia vai tratar as infecções na polpa dentária causadas pela ação das bactérias e por esses ou outros motivos. A função do tratamento de canal é recuperar um ou mais dentes que foram afetados, deixando-os mais próximos da aparência natural e restabelecendo a saúde bucal do paciente.

Quando procurar um endodontista?

Apesar de milhares de pessoas evitarem ao máximo procurar um consultório odontológico quando estão com algum problema dentário, isso não é o mais recomendado, já que a saúde bucal pode piorar bastante se nada for feito. 

Conheça as situações em que você deve procurar um endodontista:

 

  • Sempre que perceber algum problema em seus dentes ou estiver com dor persistente em um ou mais elementos dentários;
  • Em casos de traumas em um ou mais dentes, já que dentes lascados ou fraturados ficam bem mais expostos à ação das bactérias e à formação de placas, grandes responsáveis pelas cáries e pelas temidas dores;
  • Se você notar  algum inchaço na gengiva superior ou inferior. O inchaço pode ser um forte indicativo de que uma infecção está presente em um ou mais elementos dentários. Por isso, é necessário uma avaliação de um endodontista.

Caso tenha se identificado com alguma situação acima, recomendamos procurar um especialista o mais depressa possível. Postergar o tratamento ou a ida ao consultório odontológico pode sair bem mais caro depois. Lembre-se disso!

Principais tratamentos da endodontia

Agora que você está por dentro das peculiaridades dessa importante área, conheça os principais tratamentos realizados pelos profissionais da endodontia para cada problema específico:

1. Tratamento de canal

Esse talvez seja o mais comum de todos. O tratamento de canal costuma não ser complicado e serve para promover o alívio da dor e salvar os dentes que foram afetados pelas infecções ou inflamações causadas por bactérias. 

O tratamento de canal é feito na raiz do elemento dentário doente. Durante o procedimento, o endodontista faz a remoção de toda a polpa do dente, higieniza o local, modela os canais radiculares e preenche o espaço ocupado anteriormente pela polpa com um material específico, resultando em uma obturação.

Muitas vezes, esse problema começa com uma simples cárie que não foi tratada devidamente ou negligenciada pelo paciente, por isso as visitas regulares ao dentista são tão importantes para a saúde bucal. Ao identificar o problema antecipadamente, o tratamento é mais simples. 

2. Cirurgia endodôntica

Quando o tratamento de canal não consegue salvar o dente, a cirurgia endodôntica pode ser necessária. Esse procedimento é um pouco mais invasivo e permite ao endodontista localizar problemas ocultos, como fraturas ou lesões que não foram identificados anteriormente nas radiografias exigidas no tratamento de canal. Caso seja necessário, uma prótese dentária pode ser colocada para substituir o dente perdido.

A cirurgia endodôntica pode ser feita em apenas uma ou duas sessões e com o uso de aparelhos com tecnologia de última geração. Tudo isso para garantir o conforto necessário ao paciente, que não vai sentir nenhuma dor durante todo o procedimento. O principal objetivo é restabelecer a saúde bucal o mais depressa possível.

3. Traumas dentários

Os traumas dentários são provenientes de acidentes, traumas ou quedas. A maioria dessas lesões provocam lascas nos dentes, o que deixa o elemento dentário mais suscetível a ação das bactérias no local afetado. Nesse caso, é bem menos comum o endodontista extrair o dente, principalmente se a sua raiz estiver intacta e em boas condições.

Vale lembrar que esse tipo de tratamento vai depender da gravidade da lesão, da sua localização e do tipo. Independentemente da situação, se você foi acometido por um trauma dentário, é necessário procurar um endodontista para fazer uma minuciosa avaliação do seu caso, através dos exames que serão solicitados. Com a saúde bucal não podemos brincar!

Conclusão

Agora que você está mais esclarecido sobre o que é o tratamento de canal, conhece as suas principais indicações e toda a sua funcionalidade, que tal fazer uma avaliação com um endodontista na SNG Odontologia para ter dentes sempre saudáveis e aquele sorriso de cinema? A sua autoestima agradece. Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima
Precisa de ajuda?