alinhadores Invisalign

Conheça as etapas do tratamento com alinhadores Invisalign

Saiba quais são as etapas do tratamento com o aparelho invisalign  e deixe a sua saúde bucal sempre em dia.

Com os constantes avanços tecnológicos, cuidar da saúde bucal se tornou simples, rápido, prático e seguro. Se você sempre quis ter dentes bem alinhados de maneira discreta e ágil, a sensação do momento para adultos e crianças são os alinhadores Invisalign. 

Para te deixar por dentro desse assunto, elaboramos esse post que vai te mostrar quais são as etapas do tratamento com esse moderno aparelho ortodôntico. Vamos conhecer mais sobre o Invisalign?

O que é o aparelho Invisalign? 

Trata-se de um moderno aparelho ortodôntico que pode ser usado tanto por adultos quanto por crianças a partir dos 6 anos de idade. O Invisalign é bem mais recomendado do que os modelos convencionais, por causa dos seus benefícios para o paciente e das vantagens do tratamento. Confeccionado com tecnologia de última geração, esse aparelho pode ser personalizado para se adequar ao seu sorriso, sendo muito mais discreto e eficaz. 

No caso do uso em crianças, o aparelho Invisalign First pode corrigir vários problemas bucais sem afetar o desenvolvimento da arcada dentária do seu filho. Esses alinhadores são extremamente eficazes no tratamento de diversos problemas bucais como correção de espaçamentos, alinhamento e protrusão dos dentes, que é bastante comum em pacientes de todas as idades. 

Etapas do tratamento com os alinhadores Invisalign

Agora que você está por dentro do que são os alinhadores Invisalign, conheça todas as etapas desse tratamento, que é considerado uma excelente alternativa para cuidar do seu sorriso: 

1. Consulta inicial

Esse é o primeiro passo: depois que você decidiu fazer um tratamento ortodôntico, é necessário fazer uma consulta inicial com o dentista para uma avaliação da sua saúde bucal, bem como as necessidades de correção dental e objetivos com o tratamento. Depois da consulta, o profissional vai indicar os melhores tratamentos ortodônticos e explicar como funciona o Invisalign.

Ainda na primeira consulta, o ortodontista vai fazer um escaneamento computadorizado dos seus dentes, criando assim um molde 3D da sua arcada dentária para analisar o seu problema de maneira mais clara. Esse procedimento é eficaz para que seja elaborado um plano de tratamento ideal para se alcançar o sorriso perfeito.

2. Planejamento

A segunda etapa do tratamento com o Invisalign é o planejamento. De posse de todos os resultados dos exames solicitados na etapa anterior, o ortodontista elabora um moderno planejamento virtual no formato 3D, totalmente personalizado para atender às suas necessidades. Essa é uma parte crucial do tratamento. 

O especialista apresenta ao paciente o planejamento. Dessa forma, é possível saber como ficará o aspecto do seu sorriso no final no tratamento, bem como a duração estimada para uso dos alinhadores, que pode variar de acordo com a complexidade do seu caso, mas costuma ser até duas vezes mais rápida do que os tratamentos com aparelhos convencionais.

3. Fabricação

Quando o paciente está plenamente de acordo com o seu plano de tratamento e, principalmente, com o resultado final do seu sorriso, dá-se início ao processo de fabricação dos aparelhos Invisalign. O prazo de entrega dos alinhadores depende de algumas variáveis, mas costuma ser bem rápido. 

Os aparelhos Invisalign First podem exigir um período de confecção maior, pois são importados e precisam ser fabricados com a máxima precisão, para não afetar os dentes do pequeno e nem a sua arcada dentária. O mesmo vale para os alinhadores destinados aos pacientes adultos.

4. Colocação dos alinhadores Invisalign 

Depois da produção e da entrega dos alinhadores Invisalign, chegou a hora mais esperada do tratamento: a colocação. A maioria dos pacientes recebem, em média, de 3 a 4 pares por vez, para serem usados todos os dias durante um determinado período. Com o passar das semanas, os dentes vão se movendo para a posição correta até o final do tratamento. 

As trocas podem ser feitas em casa pelo próprio paciente a cada duas semanas, aproximadamente. Na verdade, todas as orientações sobre o tratamento são dadas pelo dentista na hora da entrega dos alinhadores Invisalign. Cabe ao paciente seguir todas elas, pois o resultado final depende exclusivamente da disciplina e dos cuidados adequados. 

5. Visitas periódicas ao ortodontista

Após a conclusão de todas as etapas do tratamento com os alinhadores Invisalign para crianças ou adultos, o paciente não pode negligenciar as visitas periódicas ao consultório do dentista, para que seja feita uma avaliação geral do tratamento. Elas são necessárias para que os resultados sejam satisfatórios. 

Um dos objetivos da consulta é fazer uma minuciosa avaliação do progresso, além disso o ortodontista também checa a sua saúde bucal para evitar atrasos no tratamento. Vale ressaltar que as visitas para manutenção do Invisalign são mais espaçadas e bem mais rápidas, já que você recebe os alinhadores e pode fazer a troca em casa. 

Cuidados com os alinhadores Invisalign 

Agora que você já sabe o que é o alinhador Invisalign e conhece todas as etapas desse moderno tratamento, fique por dentro dos principais cuidados que você deve ter com o seu aparelho e com a saúde bucal

  • Mantenha uma higiene bucal eficaz. Escove os dentes da forma correta depois das principais refeições e use o fio dental antes de cada escovação; 
  • Não se esqueça de promover a limpeza correta e constante dos alinhadores Invisalign: isso é crucial para manter a boa saúde bucal e alcançar os resultados esperados. Siga as orientações do seu ortodontista a respeito disso; 
  • Remova sempre os alinhadores antes das refeições. Isso evita que o aparelho danifique ou machuque a sua boca, além de garantir maior conforto na alimentação;
  • O ideal é que os alinhadores Invisalign sejam usados por, pelo menos, 20 horas por dia, mas é o ortodontista quem vai indicar o tempo adequado de acordo com a sua necessidade. Lembre-se sempre de uma coisa: quanto mais corretamente você usá-los, menos tempo durará o tratamento, portanto mantenha a disciplina e siga as orientações do seu dentista. 

Conclusão

Os alinhadores Invisalign podem ser uma ótima alternativa para quem deseja ter os dentes bem alinhados na gengiva e restabelecer o belo sorriso. Agora que tal fazer uma avaliação na SNG Odontologia para fazer um tratamento moderno, rápido, com excelente custo-benefício e que vai mandar embora a sua vergonha de sorrir em público? Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Fale via Whats
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?