aparelho autoligado

Quando o aparelho autoligado é indicado?

Conheça as situações onde o aparelho autoligado é indicado e todas as características desse modelo, que se tornou a sensação do momento.

Não podemos negar que um sorriso com dentes brancos, saudáveis e bem alinhados na gengiva pode ser bem chamativo, além de abrir muitas portas, inclusive profissionais. Se você sempre quis ter um sorriso atraente, temos uma solução eficaz: o aparelho autoligado. 

Leia esse post até o final e conheça as situações em que ele é indicado, bem como as suas principais características. Continue a leitura para descobrir como ter um sorriso de cinema! 

O que é o aparelho autoligado? 

Trata-se de um moderno aparelho dentário que usa uma eficiente técnica, dispensando o uso das borrachinhas tradicionais. Todo o seu funcionamento é baseado nos bráquetes, que dão sustentação para o fio preso em diversas presilhas já acopladas em cada um deles. Esse tipo de aparelho tem a mesma função dos modelos convencionais, que é deixar os dentes alinhados na gengiva e resolver problemas de má oclusão dental. 

O aparelho autoligado pode ser confeccionado em material metálico, porcelana e até policarbonato, que é uma espécie de plástico ultra resistente. A principal vantagem desse aparelho é que, pelo fato de dispensar o uso das borrachinhas, acontece uma drástica redução do atrito entre os dentes, o que aumenta consideravelmente a eficiência do tratamento. 

00

Agora que você conhece melhor esse aparelho ortodôntico, fique por dentro das principais vantagens do modelo para os pacientes: 

1. Possibilita melhor higiene

Devido a sua imensa praticidade, o aparelho autoligado permite que seja feita uma higiene mais eficiente, já que o acúmulo de restos alimentares e placa bacteriana é bem menor, graças ao seu moderno design que dispensa as borrachinhas. O paciente é quem sai no lucro! 

2. Tratamento menos dolorido

Devido ao menor atrito entre os dentes, já que a movimentação desses elementos acontece de uma forma mais branda, o tratamento com esse aparelho dentário é bem menos dolorido, se comparado com os modelos convencionais. Todo o processo fica mais confortável para o paciente. 

3. Sem extrações e cirurgias

Esse aparelho ortodôntico possibilita uma maior expansão do arco metálico, o que deixa os dentes bem mais acomodados, evitando cirurgias e extrações desnecessárias que podem atrasar bastante a duração do tratamento.

4. Resultados mais rápidos

Com o aparelho autoligado, os resultados podem ser bem mais rápidos. As visitas ao ortodontista também são feitas em um intervalo maior, já que esse moderno aparelho não requer manutenção na mesma frequência que os tratamentos convencionais. Se você tem uma agenda cheia de compromissos, ele é uma excelente opção. 

5. Bem mais discreto

Muita gente não gosta de mostrar que está fazendo um tratamento ortodôntico. Por isso, esse aparelho sai na vantagem: o modelo é bem mais discreto no dia a dia e não deixa uma pessoa adulta com aquele visual de adolescente. Se você quer corrigir a posição dos seus dentes com total discrição, o aparelho autoligado é um dos mais recomendados. 

Indicações para o uso do aparelho autoligado

Saiba quando esse aparelho dentário é indicado e dê adeus para a vergonha de sorrir em público de uma vez por todas:

  • Dentes desalinhados

Podemos convir que dentes desalinhados ou apinhados na gengiva não é nada agradável de se ver, podendo afetar seriamente a autoestima de qualquer pessoa, além de atrapalhar a fala e a mastigação. 

Se você se identificou com essa situação, o aparelho autoligado é o mais indicado para o seu caso. Seus dentes ficarão bem alinhados em pouco tempo. E o melhor: sem dores ou incômodos. 

  • Mordida cruzada

Esse problema é bastante comum entre os pacientes e consiste no desencontro dos elementos dentários de ambas as arcadas. De fácil detecção, a mordida cruzada pode comprometer a estética facial se não for tratada, principalmente em casos em que os dentes da arcada inferior se sobrepõem aos da superior. O modelo de aparelho ortodôntico autoligado é muito indicado nestes casos. 

  • Elementos dentários fora do lugar

Se você tem dentes que nasceram fora do lugar e isso gera muita vergonha de sorrir, o aparelho autoligado também é recomendado para você. Pode acontecer de um ou mais dentes nascerem na parte superior da gengiva de cima ou na parte inferior da gengiva de baixo, mas a boa notícia é que esse problema pode ser moleza de corrigir com o aparelho autoligado!

  • Fechamento de espaços entre os dentes

Se você tem dentes separados e se sente constrangido por causa desse problema, fique tranquilo. Esse aparelho dentário é a solução perfeita para fechar todos os espaços entre os seus dentes e restabelecer aquele sorriso de cinema que você sempre quis. Afinal, quando o assunto é ortodontia, a parte estética conta e muito. 

Cuidados com o seu aparelho autoligado

Conheça os principais cuidados que você deve ter com o seu aparelho ortodôntico autoligado para ter dentes saudáveis e um belo sorriso:

  • Evite bebidas de cor escura como café, refrigerantes, suco de uva, vinho tinto, entre outros, pois podem manchar os dentes;
  • Alimentos duros ou pegajosos como gomas de mascar, rapadura, coco, amendoim, dentre outros, também devem ser evitados. Eles podem danificar o seu aparelho; 
  • Use o fio dental da maneira correta e sempre depois das principais refeições do dia; 
  • Faça uma escovação devagar e com calma, pelo menos 3 vezes ao dia. Use uma escova de dentes apropriada para aparelho autoligado. Evite pastas dentais com alto índice de abrasividade, pois os dentes estão sensíveis;
  • Não deixe de visitar o seu ortodontista regularmente para a avaliação do tratamento;
  • Peça indicação do seu dentista sobre o melhor enxaguante bucal para o seu caso. Versões sem álcool são as mais recomendadas. 

Conclusão

Agora que você está mais esclarecido sobre o uso do aparelho autoligado, bem como suas vantagens e principais indicações, que tal fazer uma avaliação na SNG Odontologia e ter o sorriso que sempre quis? A sua autoestima agradece. Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Fale via Whats
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?