aparelho ortodôntico

Como escovar os dentes com aparelho? 7 passos de higiene que não podem faltar!

A higienização é uma das maiores preocupações de quem precisa realizar o tratamento com aparelho ortodôntico. Com os fios e braquetes, a limpeza realmente fica um pouco mais complicada, mas nós estamos aqui para te tranquilizar: o processo não é nenhum bicho de sete cabeças e basta seguir algumas dicas básicas para torná-lo ainda mais simples.

A verdade é que é tudo uma questão de se acostumar com a nova rotina e fazer algumas adaptações para conseguir uma limpeza mais completa. Se você também quer saber como escovar os dentes com aparelho para ter um sorriso sempre lindo e muito mais saudável, é só acompanhar a leitura deste post até o final!

Dicas valiosas para escovar os dentes com aparelho!

O sistema de aparelho fixo, com braquetes e fios acoplados aos dentes, podem tornar a limpeza bucal um pouco mais trabalhosa, mas ao contrário do que muita gente pensa, escovar os dentes com aparelho ortodôntico não precisa ser uma tarefa tão complexa assim. 

O processo é basicamente o mesmo, você só precisa acrescentar alguns cuidados simples para garantir a higienização correta dos dentes e também do aparelho. Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas importantes para manter a sua saúde bucal durante o tratamento (e depois dele também), confira: 

1. Escolha o modelo certo de escova

Você pode continuar utilizando a sua escova de dentes comum sem problemas, mas existem alguns modelos específicos para quem usa aparelho ortodôntico feitos exatamente para permitir uma limpeza mais completa. Confira os principais tipos de escovas ortodônticas:

  • Escova interdental: a escova interdental apresenta um formato cilíndrico ou cônico e é ideal para a limpeza do espaço entre o dente e o fio do aparelho, conhecido como arco intraoral. É uma excelente aliada da escova comum, pois consegue alcançar aqueles lugares mais difíceis e assim completar a limpeza.
  • Escova ortodôntica: com formato em V, a escova ortodôntica é capaz de se adaptar aos braquetes e fazer uma limpeza na parte de baixo e de cima dessa peça. É muito boa para remover placa bacteriana e qualquer resíduo de comida que possa ficar acumulado nos braquetes.

Além desses modelos, mantenha uma escova comum de cerdas macias para a higienização dos dentes. 

2. Escove com atenção sem pressa

A escovação é um momento de cuidado pessoal e deve ser feita com paciência para que você consiga realizar a limpeza correta dos dentes. Para quem tem aparelho, o processo segue o mesmo, mas com alguns pontos extras.

O primeiro é retirar todos os acessórios do seu aparelho, como elásticos, por exemplo. Depois comece a escovação normalmente: movimente a escova na direção da gengiva para baixo em forma circular, repetindo em toda a boca. 

Quanto ao aparelho, use as escovas ortodôntica e interdental para complementar a higienização bucal, limpando os braquetes e o espaço entre os dentes e o fio. 

3. Escovar a língua também é importante

Muita gente esquece, mas a língua também deve ser escovada! Ela está sujeita ao acúmulo de bactérias e resíduos, como qualquer outra parte da boca, e a falta de limpeza pode gerar mau hálito

Para evitar este problema, escove a língua começando da parte de trás em direção a parte frontal. Esse processo pode ser realizado com a própria escova ou um limpador de língua: algumas escovas já contam com limpadores integrados à parte de trás da cabeça, por isso pode valer a pena investir nesses modelos.

4. Não deixe o fio dental de lado

Nada de deixar o fio dental de lado enquanto estiver usando o aparelho, ok? Ele é um complemento muito importante para a higienização bucal, esteja você usando aparelho ou não, pois é capaz de retirar quaisquer resíduos em locais que nenhuma escova consegue alcançar, como nos vãos entre os dentes.

Esses locais costumam acumular muita placa bacteriana, o que pode causar cáries e mau hálito, por isso é preciso realizar a higienização de maneira correta. A falta de limpeza pode gerar problemas dentais que acabam atrasando o tratamento e ninguém quer isso, certo?

Para facilitar o processo, você pode utilizar um produto chamado de passa fio: feito especialmente para quem usa aparelho, ele é uma espécie de agulha que te permite passar o fio dental entre as peças do sistema ortodôntico. Faça isso diariamente, pelo menos uma vez ao dia. 

5. Enxaguantes bucais são excelentes aliados

É muito importante enxaguar bem a boca após cada escovação, pois isso vai contribuir para tirar qualquer resíduo que possa ter ficado para trás durante a limpeza. Você pode – e deve – fazer isso com a água mesmo, mas os enxaguantes bucais também são bons complementos.

Busque produtos sem álcool para evitar qualquer problema e faça bochechos depois da escovação para retirar os resíduos de comida, mas lembre-se de que o uso do enxaguante não dispensa a escovação e o fio dental, ok? Eles são apenas um suplemento para aprofundar a limpeza dental. 

6. Troque a escova com frequência

As escovas perdem a sua eficácia com o tempo, por isso é muito importante realizar a troca do produto com frequência. A recomendação é de que a substituição seja feita a cada 3 meses ou quando perceber que as cerdas estão danificadas, válido tanto para as escovas comuns quanto para as ortodônticas. 

Vale a pena lembrar que o modelo mais indicado para quem usa aparelho são as escovas de cerdas macias e de cabeças menores, pois elas facilitam a escovação. 

7. Mantenha as visitas regulares ao dentista

As visitas ao dentista são outro ponto que você não pode abrir mão, quer você esteja usando aparelho ou não. As limpezas realizadas por profissionais são capazes de fazer uma higiene completa nos dentes, retirando a placa dental acumulada que pode se tornar tártaro.

Além disso, essas visitas podem indicar possíveis problemas bucais de maneira precoce, permitindo um tratamento mais simples. O ideal é marcar consultas a cada 6 meses, mas com o aparelho elas podem se tornar mais frequentes por conta da manutenção necessária.

Gostou das nossas dicas? Agora você já tem todas as informações para garantir a sua saúde bucal durante o tratamento com aparelho ortodôntico, não deixe de colocá-las em prática diariamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Fale via Whats
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?