aparelho ortodôntico infantil

Aparelho ortodôntico infantil: saiba como funciona o Invisalign First

Você sabia que o Invisalign First é um aparelho ortodôntico infantil muito mais rápido, confortável e discreto do que os modelos convencionais? Pois é, agora você pode cuidar da saúde bucal do seu filho com muito mais tranquilidade e segurança!

Quer conhecer melhor essa inovação na ortodontia infantil? Então acompanhe este post até o fim para entender como funciona o tratamento e quais são as vantagens do Invisalign First.

O que é o Invisalign First?

O Invisalign First é um aparelho ortodôntico infantil, desenvolvido especialmente para cuidar da saúde bucal dos pequenos na fase de troca dentária – aquela em que os dentes de leite estão sendo substituídos pelos dentes permanentes. Apesar de ser um aparelho ortodôntico, o modelo da Invisalign apresenta diferenças significativas em relação aos aparelhos convencionais.

Produzido com tecnologia de ponta, o Invisalign First é totalmente personalizado para o sorriso do seu filho e pode corrigir diversos problemas sem prejudicar o desenvolvimento da arcada dentária. Veja o que é possível tratar com os alinhadores:

  • Problemas específicos da arcada dentária
  • Expansão da arcada dentária
  • Correção de espaçamentos e alinhamento dentário
  • Protrusão de dentes

O Invisalign First é indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade, fase em que essa troca dentária normalmente acontece. Vale destacar que apenas um profissional é capaz de definir o melhor tratamento para o seu filho, por isso é indispensável fazer uma avaliação com um especialista em ortodontia infantil, ok? 

Vantagens do Invisalign First

Comentamos que os alinhadores da Invisalign apresentam diferenças significativas em relação aos modelos convencionais, lembra? Então, agora vamos elencar algumas vantagens que só o Invisalign First é capaz de proporcionar, confira:

1. Mais conforto

O Invisalign First é cortado individualmente de acordo com o sorriso do seu filho. Os alinhadores são produzidos a partir de um molde 3D da arcada dentária do pequeno e com uma tecnologia especial para garantir o encaixe perfeito, sem machucar a gengiva.

Além disso, os alinhadores são removíveis e por isso não vão interferir em nada na rotina das crianças. Basta retirar o Invisalign durante as refeições ou higienização dental, guardá-lo na caixinha e depois colocá-lo de novo. 

2. Discrição

A discrição é sem dúvidas uma das principais vantagens do Invisalign First. Produzido em material transparente e seguindo a linha exata da gengiva, os alinhadores ficam praticamente imperceptíveis na boca sem interferir em nada no visual dos pequenos. 

3. Agilidade no tratamento

Graças às tecnologias de ponta utilizadas na produção dos alinhadores Invisalign, o tratamento para correção dos dentes pode ser até 2x mais rápido do que os aparelhos convencionais.

Além da tecnologia utilizada na produção (sobre a qual falaremos mais ainda neste post), o aparelho ainda conta com um sistema de planejamento exclusivo, que permite maior previsibilidade no tratamento e contribui também para a redução no tempo de uso.

4. Facilidade na higienização

Como já te contamos lá no item 2 desta lista, o Invisalign First é totalmente removível e por isso garante muito mais praticidade em diversos momentos da rotina dos pequenos. Manter a saúde bucal é muito importante para evitar problemas dentários no futuro, principalmente na fase da infância, portanto contar com essa facilidade é essencial.

 

Como funciona o Invisalign First?

Bom, já vimos que o aparelho da Invisalign proporciona inúmeras vantagens essenciais para garantir o conforto e a saúde bucal dos pequenos, mas como o Invisalign First funciona afinal? Calma que a gente te conta tudo!

Tem algumas características que trabalham em conjunto para que toda essa praticidade, conforto e agilidade sejam possíveis durante o tratamento. Confira quais são elas e entenda cada etapa do processo:

1. Escaneamento

A primeira fase do tratamento é uma consulta com o ortodontista para fazer a avaliação do sorriso do seu filho. Neste momento, o profissional vai indicar as melhores opções para realizar a correção do problema dentário e então um escaneamento será feito.

O escaneamento da arcada dentária é essencial para que o ortodontista possa avaliar o problema e, posteriormente, traçar o melhor planejamento para o tratamento. Vale destacar que muitos profissionais já utilizam o scanner iTero, da Invisalign, que permite captar mais detalhes do sorriso e, a partir disso, criar um molde 3D para produção dos alinhadores.

2. Planejamento

Molde criado, é hora de desenvolver um planejamento para saber todas as etapas necessárias para a correção da posição dos dentes do seu filho. Com o Invisalign First, esse planejamento é feito por meio do sistema ClinCheck.

Esse software permite a criação de um planejamento totalmente virtual e garante maior previsibilidade nos movimentos. Ele também permite a visualização do resultado final logo na primeira consulta.

3. Tratamento

Pronto, com o planejamento traçado é hora de começar o tratamento! O molde 3D da arcada dentária do seu filho é enviado para a equipe responsável por produzir os alinhadores personalizados.

É importante explicar que o seu pequeno receberá não apenas um, mas sim uma série de alinhadores e nós vamos te explicar porque. Parte da agilidade do tratamento se deve a troca semanal de alinhadores: cada um deles é feito de acordo com aquele planejamento virtual e vai seguir exatamente as movimentações dentárias para maior conforto e rapidez nos resultados.

 

Entenda a tecnologia

Além do scanner iTero e do software ClinCheck, utilizado para o planejamento virtual, existem outras tecnologias por trás do Invisalign First, responsáveis por garantir todos os benefícios que nós já compartilhamos aqui. Uma delas é o sistema SmartTrack.

Utilizado na produção dos alinhadores da Invisalign, o sistema SmartTrack é um material cuidadosamente projetado para oferecer uma melhor adaptação do aparelho aos dentes, assim como mais controle nas movimentações durante o tratamento.

Com este material é possível aplicar forças de maneira constante, porém suave, reduzindo o desconforto para os pequenos sem prejudicar a agilidade do tratamento. Isso também contribui para um tratamento até 75% mais previsível, reduzindo assim o tempo de uso. 

Uau, são muitas vantagens em um só aparelho ortodôntico infantil, não é mesmo? Para conhecer mais sobre o Invisalign First, confira outros conteúdos aqui no blog da SNG ou entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×