Tratamento com aparelho dentário para mordida cruzada

Descubra como o aparelho dentário pode tratar a mordida cruzada

Muitas são as pessoas que pensam que problemas relacionados a posição dos dentes só podem ser tratados na infância ou na adolescência. Ainda, existem aquelas que evitam procurar um tratamento adequado porque sentem vergonha só de pensar em colocar aparelho dentário.

A verdade é que não existe uma idade exclusiva da vida para cuidar da saúde bucal, afinal, ter a saúde sempre em dia e um sorriso ainda mais bonito é para todas as fases da vida: infância, adolescência, adulta e terceira idade!

Se você está sofrendo com problemas relacionados à mordida cruzada, chegou ao local certo. No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre essa má oclusão e como ela pode ser tratada. Vamos lá?

 

O que é mordida cruzada?

A mordida cruzada é uma alteração na posição dos dentes que ocorre quando a arcada dentária superior não se encaixa com a arcada dentária inferior como deveria, causando uma má oclusão.

Existe mais de um tipo de mordida cruzada, sendo que algumas vezes é possível visualizar com facilidade essa alteração no sorriso do paciente, mas não é regra, pois existem situações em que o paciente possui mordida cruzada, mas não é perceptível. Conheça abaixo as formas que a mordida cruzada pode se apresentar:

 

  • Mordida cruzada anterior:

    acontece quando os dentes localizados em cima da arcada superior não conseguem recobrir a inferior;

  • Mordida cruzada posterior:

    acontece quando os dentes superiores se fecham erroneamente por dentro dos inferiores na hora da mordida;

  • Mordida cruzada lateral:

    acontece quando existe um desalinhamento de dentes em apenas um lado da boca;

  • Mordida cruzada bilateral:

    acontece quando existe desalinhamento de dentes dos dois lados da boca.

 

Quais são os sintomas da mordida cruzada?

Uma mordida normal pode ser percebida quando os dentes de cima se encaixam perfeitamente em relação aos dentes inferiores, ficando à frente.

Todavia, como citamos no início do post, muitas vezes a mordida cruzada não é percebida facilmente, inclusive, essa é uma situação que frequentemente acontece com crianças que possuem mordida cruzada – geralmente em dentes do fundo, dificultando a identificação pelos pais ou tutores.

Por isso, é essencial que o acompanhamento odontológico seja feito desde a infância para que possíveis problemas, como a mordida cruzada, sejam identificados e tratados o mais rápido possível.

 

Sintomas na infância

Na infância, a criança que possui mordida cruzada pode apresentar assimetria na face devido ao desenvolvimento desigual da mandíbula e ela pode respirar mais pela boca que pelo nariz. A erupção tardia dos dentes também pode ser um sintoma de que a criança poderá desenvolver mordida cruzada.

 

Sintomas na fase adulta

A mordida cruzada em adultos pode apresentar sintomas como dores de cabeça frequentes, estalos ou ruídos ao abrir e fechar a boca, dificuldade para mexer a mandíbula, zumbidos nos ouvidos, sensibilidade nos dentes e até mesmo retração gengival.

 

Quais são as causas da mordida cruzada?

As causas da mordida cruzada são diversas, podendo envolver a predisposição genética do paciente para desenvolver o problema, respiração incorreta, anomalias ósseas, desenvolvimento errado do maxilar e perda precoce ou tardia dos dentes de leite.

 

Alguns hábitos da infância, como mamar na mamadeira, chupar chupeta ou dedo podem facilitar e até mesmo auxiliar o desenvolvimento errôneo dos dentes e ossos, causando a mordida cruzada.

 

Como tratar a mordida cruzada?

Apesar de ser mais indicado que o tratamento para a mordida cruzada comece o mais cedo possível durante a infância para evitar que outros problemas se desenvolvam, ainda é possível tratar essa má oclusão quando adulto.

É importante ressaltar que cada caso é um caso e, por isso, somente um profissional especializado poderá dizer com certeza qual é o melhor tratamento para você. Por isso, agende sua consulta o mais rápido possível!

Quando o tratamento é iniciado na infância, pequenos exercícios podem ser indicados para ajudar a posicionar os dentes corretamente. A correção também pode ser feita através de aparelhos dentários ou ortopédicos removíveis, conforme indicação do ortodontista.

Porém, quando o tratamento é iniciado já na fase adulta e dependendo do caso, algumas intervenções podem ser necessárias, como expansão do palato, reposicionamento de dentes ou cirurgias. Mas fique tranquilo, pois a maioria dos casos pode ser resolvido através da utilização do aparelho dentário.

 

Conheça os tipos de aparelhos dentários disponíveis na SNG Odontologia em Campinas

Visando sempre oferecer o melhor tratamento para os pacientes, a SNG Odontologia trabalha em Campinas com aparelhos dentários diferenciados para adultos e crianças. Conheça um pouco mais sobre eles continuando a leitura!

 

Aparelhos dentários para adultos

A ortodontia para adultos trabalha para alinhar e devolver a saúde ao sorriso de pessoas já adultas, inclusive casos de mordida cruzada. E não se preocupe, os aparelhos disponíveis na SNG Odontologia são muito discretos e confortáveis. Conheça um pouco mais sobres eles:

  • Aparelho autoligado

O aparelho autoligado lembra esteticamente os aparelhos convencionas, porém, ele é muito mais confortável, pois não utiliza borrachinhas para conectar o fio metálico aos braquetes.

Se você quiser um tratamento ainda mais discreto, pode optar por braquetes transparentes de cerâmica! Você pode saber mais detalhes sobre o aparelho autoligado clicando aqui.

 

  • Invisalign

Confeccionado em impressoras 3D, o aparelho invisível Invisalign possibilita um tratamento mais personalizado, rápido, confortável, saudável e muito mais discreto que os aparelhos comuns.

Além de ser esteticamente mais agradável, afinal, ele é praticamente imperceptível nos dentes, sua tecnologia fornece um tratamento 50% mais rápido, confortável e menos doloroso. Você pode saber mais detalhes sobre o Invisalign clicando aqui.

 

Se você acha que tem mordida cruzada ou quer fazer uma avaliação para checar a saúde do seu sorriso, basta entrar em contato com a SNG Odontologia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×