aparelho transparente

Entenda a diferença do aparelho transparente para o normal

Um dos maiores incômodos dos aparelhos ortodônticos é o visual metálico dos modelos convencionais. Além de poder afetar a autoestima, o material ainda pode acabar machucando a boca ao longo do tratamento, causando muitos desconfortos. 

A boa notícia é que a ortodontia avançou muito e hoje você pode encontrar mais de um modelo de aparelho ortodôntico, grande parte deles muito mais confortáveis e discretos do que o conhecido – e muitas vezes temido – aparelho metálico. 

Com tecnologias cada vez mais avançadas, os aparelhos agora são produzidos em materiais diferentes e conseguem ser até mais eficazes do que aquele modelo convencional. Dentre eles, os aparelhos transparentes se tornaram queridinhos entre os pacientes.

Neste post vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o aparelho transparente e ainda compartilhar outros modelos muito mais discretos do que os fixos metálicos, repletos de benefícios para você. Vem conferir!

O que é o aparelho transparente?

Um aparelho transparente nada mais é do que um modelo produzido em materiais que fornecem uma estética mais discreta e agradável. Conhecidos também como aparelhos estéticos, costumam ter peças feitas em material translúcido como porcelana, policarbonato e safira, por exemplo.

Os aparelhos convencionais possuem braquetes e fios metálicos, além das famosas borrachinhas coloridas. Essas borrachinhas, chamadas de ligaduras elásticas, são essenciais para o funcionamento do aparelho, pois são elas quem mantém o fio preso aos braquetes.

Apesar de sua importância no tratamento, elas não são nada discretas e menos ainda quando combinadas com as peças de metais. Com o passar do tempo, os pacientes passaram a procurar por versões mais discretas e assim os aparelhos transparentes ganharam cada vez mais espaço na ortodontia. 

Como funciona?

Já deu para perceber que o aparelho transparente é bem diferente do aparelho fixo metálico, não é mesmo? Apesar das diferenças, é importante ressaltar que os dois modelos funcionam basicamente da mesma forma: o sistema também possui braquetes e fios atuando para a correção dos dentes, mas estes são transparentes, mais discretos e confortáveis. 

Dentro da categoria de aparelhos transparentes, vale a pena destacar o aparelho autoligado, que também pode ser produzido em materiais translúcidos. A grande vantagem aqui é que o modelo é ainda mais discreto: sem as borrachinhas, o aparelho conta com uma trava metálica junto aos braquetes para fixar o fio ortodôntico. Os braquetes também são menores, por isso é ainda mais discreto.

Independente de ser um aparelho autoligado ou não, as opções transparentes oferecem diversos benefícios para você. Olha só alguns deles:

1. Muito mais discreto

Claro que um dos maiores benefícios do aparelho transparente é a discrição e nós não podíamos deixá-la de fora dessa lista, por isso vamos começar por este ponto. Há quem goste das borrachinhas coloridas do aparelho metálico convencional, principalmente o público mais jovem, mas pacientes mais maduros costumam prezar por um visual mais simples. 

Seja por uma questão de aparência ou por necessidade por conta do trabalho, os modelos transparentes garantem um visual muito mais suave e o aparelho se torna quase imperceptível. Com essa conquista, até mesmo o público mais jovem tem dado preferência a esses tipos de aparelho.

2. Alta resistência

Uma dúvida muito comum quando falamos sobre os aparelhos transparentes é com relação a resistência do sistema. Se essa também é uma preocupação para você, pode ficar tranquilo: os materiais utilizados na produção dos aparelhos transparentes são altamente resistentes e não vão se soltar dos dentes ou quebrar com facilidade.

Isso permite que você mantenha a sua rotina normal ao longo do tratamento, sem precisar se preocupar com a necessidade de correr ao dentista para consertar alguma peça. Isso não significa que você não precisa cuidar do seu aparelho, ok? Todos os sistemas usados para corrigir a posição dos dentes exigem uma boa higiene bucal e cuidados básicos para garantir o sucesso do tratamento.

3. Corrige os mais variados problemas

Outra grande vantagem dos aparelhos transparentes é a sua versatilidade para tratar os mais diferentes problemas dentários. Eles possuem a mesma funcionalidade dos aparelhos metálicos convencionais e por isso conseguem corrigir o posicionamento dos dentes, atendendo a grande parte dos casos, desde os mais simples até os mais complexos.

Confira alguns problemas dentários que podem ser tratados com os aparelhos transparentes:

  • Diastemas
  • Mordida cruzada
  • Mordida aberta
  • Sobremordida
  • Apinhamento dentário
  • Alinhamento dental

Vale ressaltar que apenas um profissional pode indicar o tratamento ideal para o seu caso, ok? Por isso é essencial fazer uma avaliação da sua saúde bucal e decidir, junto com o seu dentista, qual tipo de aparelho garantirá os melhores resultados.

4. Sem alteração na cor do aparelho

Muita gente tem receio de que os aparelhos transparentes vão acabar amarelados ao longo do tempo, pois isso costuma acontecer com as borrachinhas brancas utilizadas no tratamento com o aparelho metálico tradicional, mas nós estamos aqui para te tranquilizar. 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os materiais utilizados nesse tipo de aparelho mantêm a mesma coloração do início ao fim do tratamento! É claro que isso pode mudar caso você não cuide da sua saúde bucal: é essencial manter uma boa rotina de higiene para evitar a mudança de cor no seu aparelho e, claro, prevenir problemas bucais que possam atrasar o tratamento.

Conheça outros aparelhos ortodônticos discretos

Com a procura cada vez mais alta pelos modelos de aparelho transparente, novas opções foram criadas. Hoje é possível encontrar aparelhos ainda mais eficientes, confortáveis e tecnológicos, todos mantendo uma característica importante em comum: a discrição.

Apesar de cumprir a discrição, o aparelho estético ainda possui as borrachinhas e o mesmo sistema do aparelho metálico convencional, por isso pode apresentar alguns incômodos no tratamento, assim como um tempo de uso mais elevado. Os avanços da ortodontia foram essenciais para conseguir métodos mais confortáveis para o paciente e ainda conseguir ampliar a eficácia e agilidade dos tratamentos.

Com isso em mente, listamos outros modelos de aparelhos ortodônticos tão discretos quanto o aparelho estético – ou até mais. Confira alguns dos tipos mais procurados:

1. Aparelho autoligado

Já citamos o aparelho autoligado por aqui, mas vale a pena nos aprofundarmos no funcionamento deste método para que você possa conhecer melhor as suas opções. Este modelo tem um visual parecido com o aparelho convencional, mas com alguns diferenciais importantes.

Ele também pode ser feito em material metálico ou translúcido, mas não precisa de borrachinhas para manter o fio ortodôntico preso – como já explicamos, o fio é preso diretamente aos braquetes, que possuem uma espécie de trava para esse fim. Isso permite que os braquetes sejam bem menores e confere um visual muito mais discreto.

Além disso, a ausência das borrachinhas diminui a pressão do fio nos dentes, tornando o tratamento muito mais confortável e menos doloroso. O fato do fio estar diretamente ligado ao braquete também contribui para a aplicação de uma força suave, mas constante nos dentes, fazendo com que os resultados sejam atingidos mais rapidamente.

2. Aparelho lingual

O aparelho lingual também é fixo, mas totalmente discreto. Assim como o modelo convencional, este método tem as peças coladas aos dentes, mas dessa vez no lado de trás dos dentes, por isso é totalmente imperceptível.

Apesar de ter o visual igual ao do modelo tradicional, o aparelho lingual apresenta essa importante diferença e é uma excelente opção para quem deseja um tratamento realmente discreto. Além disso, essa alternativa costuma ser muito indicada para quem pratica esportes de contato.

Isso porque o aparelho convencional ou até mesmo o autoligado podem causar ferimentos na boca no caso de impactos no momento da prática esportiva. Com o modelo lingual, o atleta não vai correr esse risco e poderá manter a sua rotina sem restrições. 

3. Alinhadores invisíveis Invisalign

Os alinhadores Invisalign são o que há de mais tecnológico no universo da ortodontia e são uma das opções mais vantajosas de todas as citadas até aqui. Eles são placas – bem parecidas com aquelas do clareamento dental – produzidas de maneira totalmente personalizada em material transparente, por isso ficam praticamente imperceptíveis na boca.

Para realizar o tratamento, o ortodontista faz um escaneamento digital do seu sorriso, tirando um molde 3D de toda a sua arcada dentária. A partir daí, o profissional traça um planejamento virtual com todas as etapas do seu tratamento, possibilitando assim maior previsibilidade nas movimentações e, consequentemente, uma correção mais precisa.

Os alinhadores são produzidos com uma tecnologia chamada SmartTrack, que permite uma aplicação de força mais suave e constante para movimentar os dentes de maneira individual, sem interferir nos vizinhos. Essa tecnologia também garante o encaixe perfeito dos alinhadores na boca.

Entenda como funciona o tratamento:

  • Você receberá uma série de alinhadores produzidos de acordo com o molde do seu sorriso e o planejamento feito pelo ortodontista
  • Você faz a troca dos alinhadores Invisalign a cada uma ou duas semanas em casa mesmo
  • Já que você mesmo realiza a troca dos alinhadores, as visitas ao consultório são bem reduzidas, mas são essenciais para acompanhar o progresso do tratamento
  • Já na primeira consulta você consegue ver o resultado final a partir do planejamento virtual!

 

Gostou de conhecer as opções de aparelho transparente? Agora é só fazer a sua avaliação e escolher a melhor opção para transformar o seu sorriso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Fale via Whats
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar?