aparelho autoligável

Por que escolher o aparelho autoligado? Confira os benefícios!

Já pensou em conquistar o sorriso dos sonhos com um aparelho muito mais discreto, eficiente e rápido? Isso é possível com o aparelho autoligado! 

Se você ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor tratamento ortodôntico para você, veio ao lugar certo. Ao longo deste post, vamos te contar as vantagens do aparelho autoligado e explicar como funciona o tratamento, assim você pode descobrir se essa é a melhor opção para você. 

Vamos começar? Boa leitura!

Como funciona o aparelho autoligado?

Antes de contarmos para você alguns dos principais motivos para escolher o aparelho autoligável, é importante entender como o sistema funciona. Apesar de ter uma estrutura bem parecida com a dos aparelhos tradicionais e possuir a mesma função, o aparelho autoligado apresenta vantagens incríveis como visual mais discreto e agilidade na correção do seu sorriso.

A tecnologia utilizada no sistema permite que o aparelho funcione sem as ligaduras elásticas, que você deve conhecer como borrachinhas. Nos aparelhos convencionais, elas são necessárias para que a força seja aplicada e a movimentação dos dentes aconteça. 

Por outro lado, o aparelho autoligado funciona com base nos braquetes: eles sustentam o fio por meio de pequenas estruturas – acopladas nos próprios braquetes – que atuam como presilhas, prendendo o arco às peças. Isso ajuda a reduzir o atrito entre as peças, além de tornar o tratamento mais preciso e eficaz. 

Vantagens do aparelho autoligado

1. Tratamento até 50% mais rápido

É isso mesmo que você leu: o tratamento ortodôntico com o aparelho autoligado é muito mais eficiente e pode ser até 50% mais rápido do que outros aparelhos. Essa agilidade é consequência de métodos mais modernos utilizados no modelo. 

A aplicação de força para movimentação e correção da posição dos dentes é mais exata e constante com o sistema utilizado no aparelho autoligado, o que permite um tratamento mais assertivo e ágil. Os resultados podem começar a ser vistos em pouco tempo. 

2. Menos dor na movimentação dos dentes

Essa aplicação mais precisa de força citada no item anterior também contribui para um tratamento menos dolorido. Sem as borrachinhas, existe um atrito menor entre os braquetes e o arco ortodôntico e pode-se movimentar os dentes de forma mais leve.

A força aplicada no aparelho autoligável pode ser até cinco vezes menor sem afetar a eficiência do tratamento. Com uma tensão menor, as dores e a sensibilidade também são reduzidas. 

3. Visual muito mais discreto

Sem as ligaduras, o aparelho já fica muito mais discreto, mas não para por aí: os braquetes também são menores e podem ser produzidos em material transparente, o que confere um visual ainda mais imperceptível. Bem legal, não é mesmo?

Essa possibilidade ajuda a manter a autoestima lá em cima e te deixa ainda mais confiante durante o tratamento, já que você pode corrigir os dentes sem precisar daquele sorriso metálico. 

4. Higienização mais prática

Outra vantagem de usar um aparelho ortodôntico sem as ligaduras é a praticidade na hora da higienização. A limpeza do aparelho e dos dentes fica muito mais rápida e fácil, já que você tem mais espaço para movimentar a escova e o fio dental. 

Além disso, o acúmulo de resíduos é bem menor uma vez que o sistema não possui borrachinhas, peça na qual grande parte da sujeira acaba ficando grudada e pode dificultar ainda mais a limpeza. 

5. Menos tempo no consultório ortodôntico

Sem a necessidade de trocar borrachinhas durante as manutenções, as consultas ficam muito mais rápidas. A tecnologia utilizada no sistema do aparelho autoligado também permite visitas mais espaçadas.

Enquanto nos aparelhos convencionais o intervalo entre consultas costuma ser de quatro semanas, o aparelho autoligado permite intervalos entre oito a 12 semanas, dependendo do caso tratado. 

Dúvidas frequentes sobre aparelho autoligável

  • Quem pode usar?

O aparelho autoligável é indicado para o tratamento de praticamente todos os casos tratados com o aparelho fixo convencional, mas é muito mais vantajoso em diversos pontos, como nós já vimos neste post. 

  • Quais cuidados devo ter durante o tratamento?

As orientações de cuidados são basicamente as mesmas de qualquer outro tratamento ortodôntico: manter uma boa higienização bucal e atenção aos alimentos muito grudentos ou mais rígidos. 

Vale lembrar que a limpeza do aparelho deve ser muito bem feita para evitar o acúmulo de sujeira nos braquetes ou entre os dentes e o fio metálico. Esse acúmulo pode se transformar em placa bacteriana, que pode ocasionar as cáries, por isso é importante manter uma boa rotina de cuidados com a saúde bucal.  

  • Quanto tempo dura o tratamento?

Quando falamos sobre as vantagens do aparelho autoligado, te contamos que o tratamento pode ser até 50% mais rápido do que o tratamento com aparelho convencional, lembra? Pois é, mas vale lembrar que a agilidade também depende muito de você e dos seus cuidados diários com a higiene.

A quebra de peças ou problemas dentários como cáries e necessidade de extração de dentes podem atrasar um pouco mais o tratamento, por isso siga as orientações do seu ortodontista e faça a higiene bucal corretamente. 

Em geral, a correção da posição dos dentes com o aparelho autoligável em adultos dura de 12 a 24 meses, mas também é importante esclarecer que cada tratamento é muito individual e o tempo pode variar de acordo com a complexidade do seu caso

  • Aparelho autoligado é mais caro?

A questão financeira é uma das dúvidas mais comuns nos tratamentos ortodônticos: afinal, será que o aparelho autoligado é muito mais caro por ser mais eficiente e moderno? Bom, quando colocamos na ponta do lápis, os custos podem ficar até abaixo do tratamento com aparelho convencional.

Isso acontece porque o tempo de uso do aparelho autoligável é normalmente bem menor, o que diminui também as consultas para manutenção – que já são reduzidas no tratamento com aparelho autoligado, como te explicamos aqui quando conversamos sobre as vantagens deste modelo. 

Neste contexto, o custo-benefício do produto pode compensar muito mais não só para o seu bolso, mas também para o seu conforto. Além de poder economizar, você pode garantir um tratamento muito mais rápido, discreto e sem dor. 

Gostou de conhecer as vantagens e entender melhor como funciona o tratamento com aparelho autoligado? Então aproveite para agendar uma avaliação ou tirar as suas dúvidas entrando em contato com a equipe SNG!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×