clareamento dental a laser

Saiba como funciona o clareamento dental a laser

Quer se livrar daquelas manchinhas ou da aparência mais escura dos dentes? O clareamento dental é a solução para você! Disso você já deve saber, mas é importante destacar que é possível realizar o procedimento por meio de dois métodos: caseiro ou a laser.

Neste post, você vai encontrar todas as informações necessárias sobre o tratamento de clareamento dental a laser. Vamos explicar como o processo funciona, quem pode fazer, os cuidados para manter o resultado e quais são as vantagens em relação ao método caseiro, por isso fique atento!

Pronto para descobrir tudo sobre o clareamento a laser? Então boa leitura!

O que é o clareamento dental a laser?

O clareamento dental é um procedimento realizado para restabelecer a coloração natural dos dentes, que podem ficar escurecidos com o passar dos anos devido a ação do tempo ou por consequência de alguns problemas bucais. 

O tratamento utiliza um produto específico em forma de gel, que é aplicado diretamente nos dentes para eliminar os pigmentos responsáveis pelas manchas e pelo escurecimento do seu sorriso. Esses pigmentos normalmente são trazidos pelos alimentos e pela ação do tempo, mas também podem ser uma consequência de alguns hábitos (como o consumo de cigarros) ou de doenças genéticas. 

Acontece que os pigmentos penetram no esmalte dentário até chegar à dentina e lá se acumulam, escurecendo os dentes ou causando as manchas. Para tratar o problema e recuperar um visual mais natural, o gel clareador conta com um agente capaz de quebrar essas moléculas e devolver o branco aos dentes:o peróxido de hidrogênio.  

Dentro do uso dessa substância, existem dois tipos de clareamento utilizados para recuperar uma coloração mais natural: clareamento dental a laser ou o caseiro. Hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o clareamento a laser. Pronto para conferir? Então continue com a gente neste post!

Como funciona?

O clareamento dental a laser também é feito com o gel clareador, mas neste procedimento o produto é aplicado em maior concentração. Para estimular o gel, o dentista utiliza uma luz de LED específica para o tratamento, responsável por ativar aquela substância capaz de quebrar as moléculas de pigmentos presentes nos dentes.

Para realizar o procedimento, o dentista protege os lábios e a gengiva para evitar o contato com o gel clareador. Depois disso, o produto é aplicado diretamente nos dentes, onde fica por aproximadamente 15 a 45 minutos (o tempo pode variar de um paciente para outro). 

Antes de esclarecermos algumas dúvidas comuns sobre o tratamento, vale a pena destacar que o laser utilizado é de baixa potência e este método de clareamento só pode ser feito no consultório odontológico com acompanhamento profissional. Também é importante explicar que o procedimento não enfraquece ou sensibiliza os dentes, portanto pode ficar tranquilo quanto a isso. 

Com essas informações iniciais em mente, chegou a hora de esclarecermos algumas das principais dúvidas sobre clareamento dental a laser para você. Encontre aqui as respostas para seus questionamentos e entenda cada detalhe do método:

1. Quantas sessões são necessárias?

O tratamento de clareamento a laser é feito em uma ou mais sessões, mas apenas o seu dentista pode definir a duração adequada para o seu caso. A quantidade vai variar de pessoa para pessoa dependendo do nível de escurecimento dos dentes.

Em média, o clareamento a laser não costuma ultrapassar três sessões de aproximadamente uma hora cada. Ah, você também vai ficar feliz em saber que o método já apresenta resultados na primeira sessão!

É isso mesmo que você leu: por se tratar de um procedimento com aplicação de produto mais concentrada e potencializada, é possível já observar o clareamento começando logo após a primeira sessão. 

2. Quem pode fazer?

No geral, qualquer pessoa com a saúde bucal em dia pode realizar o procedimento de clareamento dental a laser. Não há contraindicações e efeitos colaterais, mas é sempre importante consultar um dentista especializado para verificar se você está mesmo apto a receber este tipo de tratamento sem problemas.

A única ressalva aqui é nos casos de implantes dentários: por se tratar de próteses, o procedimento de clareamento dental não é capaz de clareá-las. Caso algum problema com a sua saúde bucal seja identificado pelo dentista, será preciso cuidar da enfermidade antes de realizar o tratamento para devolver a coloração do seu sorriso.

3. Quais as vantagens?

Como já compartilhamos com você logo no início deste conteúdo, o clareamento a laser não é o único método disponível para quem deseja restabelecer a coloração dos dentes. Com isso em mente, é comum se perguntar por que então o tratamento a laser deve ser o seu escolhido, certo?

É isso que nós vamos te contar agora! Confira algumas vantagens do clareamento dental a laser:

  • Agilidade: o efeito dos agentes do gel clareador são potencializados com o uso do laser, por isso o tratamento é bem mais rápido quando comparado ao método caseiro. 
  • Perfeito para casos de sensibilidade: o uso do laser de baixa intensidade não é apenas uma maneira de potencializar os agentes do gel clareador, mas também de reduzir a sensibilidade dental e até evitar possíveis desconfortos e inflamações na gengiva. 
    • Resultado potencializado: como já explicamos aqui, o laser ajuda a potencializar ainda mais a ação do gel clareador, tornando o método ideal para casos de escurecimentos e manchas mais profundas.
  • Mais conforto: o método caseiro exige o uso de uma moldeira de silicone para a aplicação do gel clareador diariamente pelo tempo determinado de acordo com a necessidade de cada paciente. O método a laser não precisa disso: no máximo com uma hora no consultório e três sessões, você já consegue o resultado desejado sem o desconforto da moldeira. 

Aqui vale lembrar que a escolha do tratamento deve ser feita em conjunto com o seu dentista. Somente um profissional pode indicar o método mais vantajoso para você e todos os detalhes do procedimento para conseguir os resultados desejados de maneira segura e tranquila.

4. O clareamento dura para sempre?

Infelizmente não. Os mesmos pigmentos responsáveis pelo escurecimento dos dentes antes do tratamento seguem fazendo parte da rotina, assim como a ação do tempo continua afetando a coloração do esmalte dentário, portanto o desgaste é um processo natural. 

Apesar disso, os resultados duram por anos e você sempre pode repetir o procedimento, se achar necessário. A duração de um clareamento dental varia entre um e três anos, de acordo com os cuidados tomados por você ao longo deste período. 

Existem algumas ações que podem ajudar a preservar o resultado do seu clareamento a laser e nós vamos te contar quais são elas no próximo item desta lista, então fique atento.

5. Como manter os resultados?

O primeiro passo para preservar o seu clareamento dental por mais tempo é cuidar da sua saúde bucal. Isso significa fazer a higienização correta diariamente, escovando os dentes ao menos três vezes ao dia e usando fio dental, além de agendar visitas regulares ao dentista para um check-up geral do seu sorriso.

Outras ações importantes envolvem uma atenção especial à sua alimentação: evitar o consumo excessivo de alimentos e bebidas mais pigmentadas como o café, chás e refrigerantes, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Essa dica é válida tanto para o período pós procedimento quanto para o durante, ok? Tomar estes cuidados entre uma sessão e outra pode ajudar a potencializar os resultados.

O andamento e a indicação do tratamento podem variar de acordo com as suas necessidades, por isso a avaliação e o acompanhamento profissional são indispensáveis para garantir um processo seguro, assim como um resultado de sucesso. É a partir daí que o dentista vai identificar o método mais adequado para você, encontrando assim a melhor maneira de recuperar o seu sorriso e manter a sua saúde bucal.

Saiba a diferença para o clareamento dental caseiro

Apesar de ambos os métodos utilizarem o gel clareador de peróxido de hidrogênio para atingir os resultados desejados no clareamento dental, eles apresentam diferenças importantes na forma de aplicação. 

  • Tempo de tratamento: o tempo de tratamento no procedimento de clareamento dental caseiro costuma ser mais extenso, já que o processo a laser permite uma aplicação mais intensa, com maior concentração de produto.
    Enquanto o tratamento a laser dura, no máximo, três sessões de até uma hora cada, o método caseiro pode variar entre duas e três semanas. Durante este tempo é preciso utilizar a moldeira com o gel clareador diariamente – normalmente a indicação é utilizá-lo durante a noite, enquanto dorme. 
  • Ferramentas utilizadas: enquanto o clareamento a laser utiliza apenas o gel e o próprio laser, o clareamento caseiro faz uso de uma moldeira de silicone para aplicação do produto. O dentista fará um molde do seu sorriso e entregará a quantidade necessária de gel clareador, indicando a maneira correta de uso dos produtos e o tempo de utilização necessário para conseguir o resultado desejado. 
  • Local de realização: como o nome já diz, o método caseiro pode ser realizado diretamente da sua casa: você leva os materiais necessários para casa e segue as indicações de uso do seu dentista para conquistar um sorriso mais branco. Já o procedimento a laser deve ser feito no consultório odontológico por um profissional.
    Ah, apesar de o método caseiro ser realizado em casa, isso não significa que não é necessário ter um dentista acompanhando o processo, ok? Ambos os tratamentos devem ser realizados sob orientação e acompanhamento de um dentista especializado. 

E então, tirou suas dúvidas sobre o clareamento dental a laser? Se ainda ficou algum questionamento, não se preocupe: agende agora mesmo uma avaliação com a equipe SNG para esclarecer tudo sobre o procedimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×